HOME SOCIEDADE
Centro Hospitalar Médio Ave assinalou Dia Mundial da Saúde Mental

No dia 10 de Outubro, comemorou-se o Dia Mundial da Saúde Mental, que foi assinalado pelo Serviço de Saúde Mental do Centro Hospitalar do Médio Ave em parceria com a Câmara Municipal de Famalicão, Câmara Municipal de Santo Tirso e Câmara Municipal da Trofa.

Devido ao atual contexto provocado pelo Covid, a ação desenvolvida pela organização foi assente numa campanha dirigida à população em geral e aos profissionais de saúde, com o objetivo de sensibilizar para a importância do reconhecimento, prevenção e tratamento das doenças mentais.

É de salientar que este ano, segundo o diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental – Miguel Xavier, o número de consultas de psiquiatria e de psiquiatria da infância e adolescência subiram nos primeiros meses do ano em Portugal.

No CHMA, durante o confinamento pela pandemia, foi mantida a monitorização presencial e os cuidados comunitários (através de visitas domiciliárias) para os pacientes com doença mental grave, sendo ainda criada uma resposta em crise para apoio a doentes e familiares de doentes internados com COVID-19.

Desde o mês de junho de 2020 que as consultas se têm realizado de forma presencial para todos os pacientes, tendo-se notado um incremento das mesmas (superior a 10%, quando comparado com período homólogo de 2019), quer pela retoma das consultas, quer pela sensação de desenvolvimento de sintomas ou agravamento de condições clínicas já estabilizadas.

A articulação com os cuidados de saúde primários tem sido essencial para uma intervenção em rede a todas as pessoas com sinais ou sintomas de sofrimento psicológico.

Comentários