
No âmbito das obras de regeneração urbana em curso na cidade de Freamunde (projetos financiados por fundos comunitários), arrancaram esta segunda feira os trabalhos na avenida junto à nova Igreja da cidade, que incluirão também a implantação de uma nova rotunda no cruzamento com a Rua D. Mercedes de Barros, terminando-se assim com o conflito viário existente neste local.
Com esta obra, a autarquia pretende potenciar a integração da nova Igreja com a envolvente urbana, promovendo um espaço pedonal mais alargado, tornando a relação da avenida, que serve de charneira ao referido edifício, mais amigável e segura.
Deste modo, “a intervenção procura estabelecer uma ligação entre os diversos elementos urbanos, fortalecendo as relações de proximidade entre os edifícios privados e o novo edifício religioso, criando uma praça, que servirá de adro da igreja e, ao mesmo tempo, um espaço de fruição e utilização pública que permita fazer o “filtro” do espaço de entrada/saída, receção e espera nos movimentos inerentes à utilização de um edifício com aquelas características.”
Assim, figurará como peça fundamental e geradora de referência urbana, a implantação de uma praça sobrelevada, á cota dos passeios e de material idêntico ao do revestimento da igreja, fortalecendo a unidade e linguagem espacial, atravessada por duas faixas de trânsito lento, demarcadas no pavimento com material de textura e dimensão diferentes, salvaguardando, deste modo, a coabitação entre peões e automóveis.
Esta e outras intervenções que serão realizadas nesta Avenida, permitirão qualificar urbanisticamente todo o espaço envolvente, designadamente através de retificações nos alinhamentos do traçado da via, promovendo passeios mais largos e privilegiando a circulação pedonal.
Durante os trabalhos desta empreitada, cujo prazo de execução é de 10 meses, o trânsito será naturalmente condicionado, recomendando-se a todos os condutores que sigam as indicações colocadas no local.