
“Não basta apurar-se só as responsabilidades técnicas, importa também assumir as responsabilidades políticas“
Ainda no âmbito da lamentável situação ocorrida no passado fim-de-semana no Abrigo para Animais, situado na Freguesia da Agrela, com ampla repercussão mediática, e em face das declarações prestadas pelo Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso em conferência de imprensa no dia de ontem, a Comissão Política do PSD de Santo Tirso não poderia ficar indiferente nem remeter-se ao silêncio perante as declarações do Senhor Presidente de Câmara, nas quais afirma que a Câmara Municipal tinha conhecimento da existência deste abrigo, tendo inclusivamente confirmado a existência de processos contraordenacionais, contra o referido abrigo.
Ora, não terão sido emitidas contraordenações por estar tudo dentro dos parâmetros legais. Portanto, o que perguntamos é, da mesma forma que o Senhor Presidente da Câmara fez saber que seria remetido no dia de hoje um ofício à Direção Geral de Alimentação e Veterinária a solicitar intervenção para que estes abrigos não possam reabrir, porque não o fez o executivo camarário no passado, aquando dos ditos processos contraordenacionais. Explicações que adensam ainda mais um enredo já de si longo e pouco claro sobre a atividade que ali decorria, se não com a conivência, pelos menos com a total inércia da Câmara Municipal.
Ainda na sequência das declarações do Senhor Presidente da Câmara, e não obstante de ter afirmado categóricamente que a Câmara Municipal está a agir e está colaborante com as investigações, abrindo inclusivamente um processo disciplinar ao Veterinário Municipal, suspendendo-o de funções com efeito imediato, alegadamente para não influenciar o decorrer do processo disciplinar; só nos ocorre salientar que o Senhor Presidente de Câmara tem dois pesos e duas medidas, não fosse o mesmo Senhor Presidente e Vereador, que à data de dezembro de 2018 foi constituído arguido, não tendo na altura visto a necessidade de solicitar a suspensão do seu mandato até que se esclarecem todos os factos.
Ao contrário do que reafirmou o Senhor Presidente de Câmara, vitimizando-se, as vozes que se têm feito ouvir nos diferentes fóruns, não estão a fazer qualquer aproveitamento político, pelo menos o PSD não está seguramente! Estamos, como devemos estar, atentos às situações que ocorrem no concelho, que afetam a vida dos Tirsenses e que dizem respeito a todos nós.
Como ficou provado através das diversas manifestações populares verificadas no passado fim-de-semana, que culminaram na vigília que teve lugar na noite de ontem nos Paços do Concelho, as causas animais ultrapassam em larga escala as questões políticas ou partidárias.
E não é por se tratar da vida animal que permitiremos que atrocidades como estas ocorram, sem que nos pronunciemos e se apurem as devidas responsabilidades independentemente dos cargos ocupados por cada um.
Também o PSD de Santo Tirso não quer “que a culpa morra solteira”.
Santo Tirso, 21 de julho de 2020
A Comissão Política do PSD de Santo Tirso