HOME Atualidade
Fé dos cordovenses reforçada com a visita de D. Pio Alves
Capela de Santa Luzia

De 9 a 12 de janeiro, a Paróquia de Monte Córdova acolheu a Visita Pastoral de D. Pio Alves, Bispo Auxiliar da Diocese do Porto.

Foram quatro dias muito intensos com uma agenda bastante preenchida, com visitas a vários quadrantes da freguesia, mas em todas elas, D. Pio Alves esteve presente com alegria, demostrando interesse e conhecimento e ainda deixando à sua passagem palavras de alento e principalmente um rasto de bons conselhos.

Visita à Junta de Freguesia

O primeiro dia desta Visita Pastoral foi dedicado à comunidade educativa, com visitas à s Escolas de Cabanas e Santa Luzia.

Depois do contacto com os mais pequenos o dia seguinte iniciou com um almoço na Associação de Solidariedade Humanitária de Monte Córdova, onde D. Pio Alves tomou o primeiro contacto com o meritório trabalho desenvolvido por esta nobre instituição. Depois pelas 14:45 foi tempo de partir para a Casa de Acolhimento Sol Nascente.

Com a Associação Memória Afável

Pelas 16 horas foi celebrada uma eucaristia em honra de São Gonçalo, na Capela situada no lugar da Costa.

Às 17:15 D. Pio Alves teve um Encontro com a comunidade sénior nas instalações da Associação de Solidariedade Humanitária de Monte Córdova e às 21 horas foi a vez de se encontrar com os Grupos Paroquiais.

Capela Senhor do Padrão

A manhã de sábado dia 11, foi dedicada à visitas aos vários templos religiosos da freguesia. Acompanhado pelo Reverendo Pároco Manuel Torres e pelos elementos da Fábrica da Igreja, D. Pio Alves conheceu primeiramente o Centro Pastoral Nossa Senhora de Fátima e a Capela de Santo António do Molelo. Depois foi a vez da Capela em honra de Nossa Senhora da Misericórdia de Valinhas, onde foi recebido por uma sessão de fogo de artifício e pela Comissão de Festas de 2019. Aqui o Bispo Auxiliar da Diocese do Porto teve ainda oportunidade de ver os recentes melhoramentos efetuados pela Comissão de Festas de 2019, nomeadamente o arranjo do piso do adro da capela, a construção de uma rampa de acesso para cadeiras de rodas e pessoas de mobilidade reduzida e ainda a colocação de corrimãos nas varias entradas.

Com a Comissão da Festa de Valinhas -2019

D. Pio Alves estava visivelmente satisfeito com o nosso vasto património religioso. No entanto os olhos de Sua Excelência brilharam na Capela do Senhor do Padrão. Aqui sim, D. Pio Alves ficou maravilhado com a beleza do retábulo e dos magníficos caixotões de madeira que cobrem todo o teto da Capela. Ao jornal o Cordovense, D. Pio Alves confidenciou que “apesar de não estar nas melhores condições e precisar de um arranjo, esta Capela é magnífica.”

Depois a manhã terminou com a visita à Capela de Santa Luzia, onde D. Pio Alves foi recebido pela Associação Memória Afável (grupo de amigos da festa de Santa Luzia), que mostraram tanto a D. Pio como ao Pároco Manuel Torres o projeto do Salão de apoio à Capela e as respetivas casas de banho, cujo início da construção está para muito breve.

Em todas as Capelas D. Pio Alves presenteou as respetivas zeladoras com uma rosa e enalteceu o trabalho desenvolvido por todas.

Capela Santo Antonio do Molelo

A agenda deste dia foi bastante apertada e depois de um almoço para retemperar esforços, D. Pio e o Padre Torres, tiveram um encontro com a Catequese da infância, adolescentes e jovens.

Pelas 16 horas D. Pio presidiu à eucaristia que contou com a participação da catequese e de todas as associações da freguesia. No final houve a bênção dos presépios e o Cantar de Reis pelo Rancho Folclórico São Salvador de Monte Córdova.

Centro Pastoral Nossa Senhora de Fátima

Às 18 horas visita a Junta de Freguesia, onde D. Pio Alves esteve à conversa com o executivo liderado por Andreia Correia e onde se inteirou dos projetos em curso.

Ao jantar D. Pio Alves confraternizou com o Concelho Pastoral, Executivo autárquico e representantes das associações.

A visita terminou no dia seguinte com o Crisma e um almoço de encerramento.

Capela de Nossa Senhora da Misericórdia de Valinhas

Comentários