HOME Atualidade
Paços de Ferreira: Ano de 2020 vai ser dedicado às freguesias

Em 2020, depois do Ano Municipal do Ambiente e da Cidadania, Paços de Ferreira vai instituir o Ano Municipal das Freguesias. Entre as medidas, anunciadas hoje pelo presidente da câmara municipal, Humberto Brito, nas cerimónias que assinalaram os 183 anos de elevação de Paços de Ferreira a concelho, está a realização de reuniões de executivo públicas descentralizadas.

Segundo o autarca será realizada “uma por mês, em cada freguesia”. “É com a forte convicção de que todos iremos agarrar esta oportunidade de forma positiva e aberta, que conto com o habitual empenho dos senhores presidentes de junta”, afirmou.

Humberto Brito referiu que o objectivo passa por “valorizar as freguesias e os seus fregueses”. “Queremos vincar o papel de cada uma, como primeiro órgão aglutinador das suas gentes. Queremos ainda reforçar a relação entre a Câmara Municipal e as suas Juntas de Freguesia”, atestou o edil.

Antes, o presidente da autarquia tinha aproveitado para fazer um balanço da acção política do executivo a que preside e apontar o que ainda querem realizar.

“Este foi um ano onde investimos mais e melhor na Educação”, salientou o autarca, lembrando que continuam a apostar nas refeições escolares gratuitas, a apoiar os transportes escolares e a reafirmar o pacto com as direcções de agrupamentos e associações de pais.

“É também por isso que investimos no ensino profissional, onde a nova Academia Profissional, é um claro sinal de que pretendemos continuar à frente do nosso tempo”, e capacitar os jovens para um futuro digital”, disse.

O trabalho tem também passado pelo apoio às instituições de solidariedade, humanitárias e de segurança e associações desportivas.

Humberto Brito destacou ainda a “excelente taxa de execução das obras apoiadas pelos fundos comunitários” no concelho e a aposta na promoção da segurança, a mobilidade, a descarbonização.

“Além da regeneração urbana, em execução em ambos os centros urbanos do concelho, teremos em curso a construção da Via Ciclável. Uma via moderna e urbana, totalmente compatível com as novas formas de mobilidade suave. Uma ligação entre as cidades de Paços de Ferreira e Freamunde, num verdadeiro pacto de coesão territorial, e que trará outra dimensão social ao nosso território”, acredita o presidente da câmara. Apontou ainda a existência de uma “política fiscal amiga das famílias”.

As cerimónias contaram ainda com a atribuição de medalhas a nove personalidades e instituições do concelho.

Fonte: verdadeiro olhar

Comentários