HOME Cultura
13ª Edição da “Palheta Bendita” decorre de 8 a 10 de novembro

O TRADICIONAL MAGUSTO MUNICIPAL FAZ PARTE DO PROGRAMA DESTA EDIÇÃO

De 8 a 10 de novembro, a Palheta Bendita volta a trazer música, dança, oficinas e palestras a Santo Tirso. O concerto de Óscar Fernández e Sérgio Cobos é um dos destaques especiais da edição deste ano que irá celebrar, também, o magusto.

À 13ª edição a Palheta Bendita regressa com três dias recheados de música, dança, oficinas e palestras, e estende-se por vários palcos da cidade.

Logo na sexta-feira, o destaque vai para a música tradicional da Galiza com a presença de Óscar Fernández e Sérgio Cobos para um concerto de sanfona e acordeão que marca o arranque da Palheta Bendita, pelas 21h30, no antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso.

Já no sábado, entre as 14h30 e as 18h00 têm lugar, na Fábrica de Santo Thyrso, as oficinas de instrumentos: “Afinação de Gaita de Fole”, “Tocata Popular”, “Sanfona”, “Danças Galegas”, “Pequenas Percussões” e “Construção de Instrumentos”. A participação nas oficinas está sujeita a inscrição que deve ser feita através do email palheta.bendita@gmail.com.

À noite, as atenções viram-se para o projeto OMIRI que mistura num só espetáculo práticas musicais já esquecidas, tornando-as permeáveis e acessíveis à cultura dos nossos dias. O concerto tem lugar, pelas 22h00, na Fábrica de Santo Thyrso. Segue-se um baile improvisado e jam session na Associação Amigos do Sanguinhedo.

E porque é de tradição que se trata, pela primeira vez, a Palheta Bendita integra também o Magusto Municipal. Na tarde de domingo, dia 10, estão todos convidados a comer castanhas assadas e a celebrar tradições, a partir das 15h00, na Fábrica de Santo Thyrso. A animação musical fica a cargo do Grupo Folclórico Infantil e Juvenil da Ermida e do projeto Comvinha Tradicional & Coreto, um grupo de cantores e instrumentistas de música folk e tradicional.

Durante o fim de semana tem ainda lugar na Fábrica de Santo Thyrso, a Feira de Construtores e Instrumentos, a decorrer no sábado entre as 14h00 e as 23h00, e domingo entre as 14h00 e as 18h00.

A Palheta Bendita é organizada pela Escola de Música Tradicional da Ponte Velha / Associação Cultural Tirsense em parceria com a Câmara Municipal. Todas as atividades, à exceção das oficinas, têm entrada gratuita. A programação completa está disponível na página do Município: www.cm-stirso.pt.

Comentários