HOME Atualidade
Empresa de Santo Tirso produz plástico 100 por cento reutilizável

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL, ALBERTO COSTA, VISITOU A PLÁSTICOS MACAR

O presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, visitou, quarta-feira, a Plásticos Macar, na Zona Empresarial da Palmeira. “Trata-se de uma empresa que se soube reinventar e modernizar e onde o plástico é 100 por cento reutilizável”, valorizou o autarca.

Fundada em 1994 e liderada por Manuel Carneiro, a Plásticos Macar emprega 45 pessoas e dedica-se à produção de todos os tipos de sacos plásticos que são encaminhados, depois, para os mercados nacionais e internacionais. França, Suíça, Angola, Moçambique ou Cabo Verde são alguns dos países que absorvem os cerca de 40 por cento de exportações da empresa.

O presidente da Câmara, Alberto Costa, lembrou que “o posicionamento de Santo Tirso nesta área é muito forte, já que só em 2018, representou 43 por cento do total de exportações do Município”. O autarca deixa, por isso, claro que o objetivo é manter o apoio ao setor. A solução, garante, “passa por práticas mais amigas do ambiente, como a reutilização e a reciclagem”. Algo que a Plásticos Macar abraçou: “Trata-se de uma empresa que se soube reinventar e modernizar e onde o plástico é 100 por cento reutilizável”, sublinhou Alberto Costa.

Assumindo que “tudo o que é produzido é vendido”, Manuel Carneiro defende que “o plástico nunca irá acabar”, explicando a necessidade de despertar a consciência das pessoas para a sua utilização. “Tem uma durabilidade muito grande e isso é um benefício, porque pode e deve ser reutilizado”, adianta. Um posicionamento partilhado pelo presidente da Câmara que defende a sensibilização da sociedade em torno das questões ambientais. “As empresas vão-se reinventando e é preciso que as pessoas percebam que mais do que acabar com o plástico é fulcral a mudança dos nossos comportamentos, optando por separar, reutilizar e encaminhar este tipo de produtos para os sítios certos”, concluiu.

A visita inseriu-se no Roteiro Invest Santo Tirso, périplo que tem levado o presidente da autarquia a visitar o comércio e indústria do concelho, com vista à promoção de sinergias e à dinamização económica do Município.

Comentários