HOME Cultura
Festas de São Bartolomeu de Fontiscos iniciam este sábado

Tem início este sábado, 17 de agosto e continuam nos dias 23, 24 e 25, as tradicionais festividades em honra de São Bartolomeu, na povoação de Fontiscos em Santo Tirso.

Neste primeiro, são duas as atividades agendadas, primeiro um Desfile de Carros de Bois pelas 10 horas, percorrendo as ruas da cidade. À tarde pelas 15 horas da-se a abertura do Bar no Arraial de São Bartolomeu.

As celebrações continuam depois, na noite de 23 de agosto, pelas 22 horas com a atuação de Marta Miranda.

No dia seguinte, logo pelas 9horas, começam a chegar as motas que uma hora depois cumprem a tradição e saem em passeio, com cegada prevista para as 13 horas, sendo depois servido um almoço volante de Porco no espeto.

À tarde, pelas 15 horas, atuação do Grupo de Bombos Os Menaços de Carvalhosa. Pelas 22 horas sobe ao palco o popular cantor Costinha e uma hora depois é tempo de Assombração do Diabo-Queimada.

O último dia das festividades, domingo, 25 de agosto, começa pelas dez horas com a saida dos romeiros da Igreja para a Capela de São Bartolomeu. Uma hora realiza-se a eucaristia campal seguida da majestosa Procissão.

As festividades continuam da parte da tarde, com folclore a cargo do Rancho Regional de Mindelo e o Rancho Folclórico São Miguel O Anjo.

As festividades tem o apoio da Câmara Municipal de Santo Tirso e da União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (Santa Cristina e S. Miguel) e Burgães.

Comentários