HOME Cultura
Multidão assistiu à arte de malhar o centeio

A Malha de Centeio, sendo uma tradição na nossa freguesia, voltou a ser realizada neste domingo, dia 4 de Agosto, graças ao grupo Os Amigos das Porcas. Além da presença dos anfitriões, a hospitaleira gente de Monte Córdova, de muitos amigos e muitos curiosos, esteve presente em representação da Câmara Municipal de Santo Tirso o Vereador Tiago Araújo, a Presidente da Junta de Freguesia, Andreia Correia e o reverendo pároco local, Manuel Torres, para além daqueles amigos que nos vêm habituando à sua presença e envolvimento nestas coisas das tradições.

A iniciativa que já vai na sua 5ª edição contou com uma moldura humana impressionante, que no lugar de redundo aguardava a chegada do Desfile.

O cortejo formou junto ao Restaurante Solar Nascente de Leça de onde saiu rumo à eira no largo de redundo. A comandar vinham os Cavaleiros do Leça, seguidamente o Grupo de Bombos de Penamaior, o Grupo de Concertinas de Monte Córdova e amigos e três carros de bois.

Depois dos discursos da praxe foi tempo de passar à malha propriamente dita, tendo pelo meio animação a cargo do grupo de Concertinas. Houve ainda cantares ao desafio e um serviço de bar com o delicioso porco no espeto.

Esta actividade que se realiza há cinco anos, surge fruto do interesse e empenho das populações na preservação das suas raízes culturais, apresenta-se como uma forma de manter alguns dos traços tradicionais da nossa cultura e da capacidade de restauração de traços significativos da nossa personalidade cultural, social e de bem receber, como é uso na nossa terra. Segundo a tradição, as malhas de centeio de antigamente eram feitas com muito esforço, levando as pessoas a levantarem-se de madrugada para fazer toda a preparação deste trabalho, seguindo-se durante o dia o trabalho da malha propriamente dito. Era um trabalho feito com muita alegria e satisfação, envolvendo cantares e danças e muita participação, na maioria das vezes com espírito comunitário. Esta iniciativa das Amigos das Porcas recriou na perfeição esta tradição dos nossos antepassados.

Comentários