HOME Cultura
Rancho S. Salvador de Monte Córdova promoveu mais um Festival

Foi no magnifico cenário da Devesa do Valdorigo que, o Rancho Folclórico São Salvador de Monte Córdova organizou mais um festival.

O certame que já vai na 33ª edição contou com a presença de muito publico, bem como várias entidades.

Às 15 horas, teve lugar o desfile etnográfico até às Devesa do Valdorigo onde uma moldura humana bastante considerável esperava o início do evento.

Depois foi tempo de entrega de lembranças, que antecedeu a atuação dos grupos folclóricos, num certame, que contou mais uma vez com as presenças do vereador da cultura do Município de Santo Tirso, Tiago Araújo, da autarca Cordovense, Andreia Correia, bem como do representante da Federação de Folclore, Eduardo Silva e ainda o presidente da Associação de Solidariedade Humanitária de Monte Córdova, Armindo Silva, bem como Anselmo Costa, atual presidente do Rancho.

Mais uma vez, o Rancho Folclórico São Salvador de Monte Córdova cumpriu a tradição, trazendo às gentes da nossa terra uma mostra abrangente da Etnografia, Tradição e Cultura de Portugal.

Este ano, foram o Rancho Folclórico Serra do Ceira – Gois – Coimbra, o Rancho Folclórico As Lavradeiras de Arcozelo de Sta. Maria Adelaide – Vila Nova de Gaia, o Rancho Folclórico e Etnográfico A Telheira de Barqueiros – Barcelos e o Rancho Típico de Esposade – Matosinhos, que acompanharam o grupo anfitrião neste espetáculo.

Este 33º Festival de Folclore contou com o apoio da Câmara Municipal de santo Tirso, Junta de Freguesia de Monte Córdova, Associação de Solidariedade Humanitária de Monte Córdova, Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Cabanas, Associação Cultural Popular de Bombos e Concertinas Os Cordovenses, Os Amigos das Porcas, bem como do comércio local e amigos do rancho.

Fundado a 16 de Agosto de 1967, o Rancho Folclórico São Salvador de Monte Córdova tem sido ao longo da sua existência um fiel intérprete do Cancioneiro de Monte Córdova e, ao mesmo tempo, tem procurado aprofundar minuciosamente a recolha e divulgação das danças e cantares, usos e costumes da sua terra.
Os trajes em uso no Rancho Folclórico de S. Salvador de Monte Córdova são os de Senhor rico, os domingueiros, de feira, dos serões, de festa e de camponês. Trajes estes que remontam ao século XIX.
A sua tocata é constituída por concertinas, violas braguesas, violão, cavaquinho, castanholas, tambor e ferrinhos. Do seu rico reportório salientam-se entre outras modas, os malhões e os viras.


Comentários