HOME Cultura
Festas de Sanguinhedo decorrem até domingo

No lugar da Ponte Velha, em Santo Tirso, decorrem este fim de semana as Festas do Sanguinhedo, organizadas pela “Associação Amigos do Sanguinhedo”.

As Festas de Sanguinhedo são originais pela sua monumental cascata construída no leito do rio Sanguinedo. Misturando harmoniosamente a imaginação popular com a capacidade de dar vida a bonecos de madeira podem ver-se representadas no local cenas da vida rural ou de ofícios em vias de extinção. Outro aspecto que merece especial destaque é a iluminação constituída por milhares de lamparinas colocadas nas portas e janelas das casas existentes no local.

Estas festividades que continuam a contar anualmente com o apoio da Câmara Municipal de Santo Tirso e da união de freguesias de Santo Tirso, devem o seu nome ao rio Sanguinhedo e não têm qualquer cariz religioso. As festas pretendem dar continuidade à tradição de juntar em lazer, cantando e dançando, nas margens do rio, as gentes que vivem nesta encosta solarenga de Santo Tirso.

As Festas do Sanguinhedo, sempre concorridas, devem muito da sua originalidade a dois motivos principais.

Programa das festas:

25 de julho – 21h30: Fábulas teatrais com Zé Pacóvio

26 de julho – 21h30: Noite da juventude com animação de Extrazen, músico tirsense com influências do hip hop, reggae e soul e Zebra Libra, banda de Santo Tirso que explora sons agressivos e melódicos

27 de julho – Noite do arraial com música de baile a cargo da Banda Textura. Pelas 00h00, há grande Sessão de Fogo de Artifício

28 de julho – Noite tradicional com o grupo Crivo e com a Escola de Gaitas da Ponte Velha

Comentários