HOME Desporto
Entrevista com… Francisco Castro (Treinador F. C. Vilarinho)

Nome completo –Francisco José Machado Castro.
2*Idade -42 anos.
3*Naturalidade –Várzea, Felgueiras.
4*Situação Profissional -Encarregado de Armazém.

 

By: Pedro Pimenta

Como surgiu o convite para treinar o Futebol Clube de Vilarinho? O que sentiu quando recebeu esse convite?

O convite surgiu através de um telefonema que me foi feito pelo Presidente Edmundo Costa(e que aqui publicamente gostaria de agradecer a confiança depositada em mim para este grande projecto) e logicamente que fiquei muito contente e lisonjeado,por ter sido o escolhido para orientar tão prestigiada instituição,como é o F.C. Vilarinho e chegar á divisão de Elite ,pois era um dos meus objetivos e foi para isso que trabalhei nos últimos anos.13882208_842019869266211_4456197052339045160_n

Se me permite, todos nós gostaríamos de conhecer um pouco da sua carreira pessoal. Existem duas formas essenciais de construir uma carreira: através de títulos e medalhas pessoais, sendo estas as metas que nós alcançamos, grandes ou pequenas. Quais foram as principais medalhas pessoais do mister Francisco Castro?

Para fazer um breve resumo da minha carreira desportiva, já treinei em todos os escalões de formação, em vários clubes, trabalhei como adjunto no escalão sénior durante 2 anos, e agora de á uns anos a esta parte ,sou treinador principal e chegando como era a minha ambição e trabalhei para isso ao escalão máximo dos campeonatos distritais que é a Elite. E respondendo a uma parte da tua questão, estas são as minhas maiores medalhas,que eu considero, pois toda a minha carreira de treinador foi feita de baixo para cima e trabalhando com todo o tipo de jogadores desde os mais pequenos aos mais velhos e fazendo deles melhores para encararem o futuro desportivo de uma forma mais completa.

O futebol, como todos sabemos, não se resume a jogar à bola. Tem sempre algo mais a oferecer e algo mais a descobrir. Como vê o futebol, dentro e fora das quatro linhas?

O futebol é o maior desporto do planeta e universal, na minha opinião e proporciona-nos a nós agentes do futebol, mas também aos adeptos emoções fantásticas e sentimentos opostos também, mas com isso temos que saber conviver e ao mesmo tempo saber estar, quer na vitória, quer na derrota. Depois o futebol fora das 4 linhas traz-nos o mais importante, que são as amizades, o conhecer de realidades diferentes, o convívio, os laços que se criam no futebol, que mesmo depois de se sair deste clube para outro, fica sempre guardado e relembrado nas nossas vidas e isso é o mais importante e uma das coisas que o futebol nos dá…

Um dos assuntos mais estudados do momento, é sem dúvida a periodização tática. Treino com bola e periodização tática são diferentes. Porquê? Ira utilizar alguma tática diferente do habitual nesta competição/Divisão? Como define o futebol actual tacticamente falando?

Como disse anteriormente o futebol é universal, mas cada um tem a sua forma de trabalhar as sua metodologias e aquilo em que acreditam e trabalham para isso funcionar. Acho que no fundo hoje em dia todos nos adaptamos ás várias formas de treino e neste aspecto sou suspeito para falar , porque sou Português, mas a qualidade do trabalho dos treinadores portugueses está reconhecida mundialmente, por alguma razão é. Quanto a utilizar alguma táctica diferente do habitual, essa questão é uma questão paralela, porque a táctica que podemos utilizar para um jogo, pode não ser a mesma para outro, tudo dependo dos jogadores e da equipa que iremos defrontar e as suas características. Agora teremos um modelo principal e trabalharemos sobre ele , para tirar o maior rendimento dos atletas em beneficio da equipa no seu conjunto.

Acredita-se que é necessário criar uma forma física invejável para ter uma equipa de sucesso, quando na realidade a forma desportiva depende da forma física específica e da forma mental. Esta afirmação, é verdadeira ou falsa? E porque?

As duas estão interligadas, pois se o jogador mentalmente não for forte,de nada ou pouco lhe adianta estar fisicamente bem, quando ao mais pequeno erro, mentalmente vai abaixo e isso afecta-o também em termos físicos, pois o psicológico desse atleta não vai responder ás exigências que ele vai ter e em alguns casos são gritantes esses aspectos e todos nós conhecemos jogadores profissionais com esse tipo de problemas.

Vamos supor que temos duas equipas: a primeira tem uma forma física excecional, com jogadores capazes de correr dois jogos seguidos, e a segunda equipa tem uma forma física nos padrões normais, mas está bem preparada taticamente, através da periodização tática. Qual seria o prognóstico para este jogo?

Logicamente que no futebol moderno, temos que ter um equilíbrio. Ou seja não adianta ter uma equipa fisicamente bem preparada, mas dentro do campo tacticamente desenquadrada e a não saber o que fazer nos momentos do jogo. Temos então que preparar a nossa equipa em termos físicos adequados , mas ao mesmo tempo tacticamente prepará-los para todas as situações de jogo que possam encontrar e eles saibam dar a resposta adequada, quando em posse de bola e quando a nossa equipa não tiver bola.

O trabalho de um treinador é muito extenso, mas pode ser orientado com base em filosofias e ideias. No seu ponto de vista e de forma geral, quais filosofias deve seguir um treinador?

As filosofias que devem seguir o treinador , são aquelas em que ele acredita. Nós treinadores temos que acreditar naquilo que fazemos, nas ideias que temos, nos ensinamentos que tivemos e continuamos a ter, porque todos os dias estamos a aprender e fazer os nossos jogadores acreditar nisso, trabalhando com rigor, disciplina, honestidade e humildade , para todos termos sucesso, tenho a certeza que com estes factores estaremos mais perto desse mesmo sucesso.

Sem dúvida que todos os jogadores são importantes. Mas em vários modelos de jogo, alguns jogadores são fundamentais, e outros são apenas de apoio, sem deixarem de ser importantes. Esse tipo de modelos de jogo é saudável?

Claro sim..Em todos os modelos e sistemas de jogo que possamos apresentar existem jogadores capazes de produzirem mais em uns do que em outros, mas por isso é que existe um plantel de 22 ou 23 atletas cada um com as suas características e missões dentro de cada sistema de jogo. E depois existem aqueles atletas que facilmente se adaptam a qualquer modelo e tem um rendimento altíssimo em qualquer situação.

O Mister Francisco Castro prefere equipas organizadas em detrimento de equipas sem filosofias ou sem ideias?

Equipas organizadas claro.É para isso que trabalhamos, para ter uma equipa organizada , com princípios de jogo, com capacidade para se adaptar ás dificuldades que o jogo nos possa trazer e para isso temos que ser uma equipa organizada , com bola e sem bola também, porque mais importante que ser organizado com bola, é ser organizado e estar organizado no momento da perda de bola para não sermos surpreendidos.

E quais são os aspetos que considera mais importantes para formar a base de uma boa organização?

A sua organização estrutural logicamente e dentro desta organização estrutural temos vários factores, como o equilíbrio dos sectores, com uma boa comunicação e inter-ligação entre eles, as transições ofensivas e defensivas, a basculação da equipa nos vários momentos do jogo, e outros factores principais, mas que todos só fazem sentido quando feitos de forma coordenada e rápida com a intensidade e o ritmo a ter um papel determinante.
Muitos treinadores acreditam que deve ser mantida uma certa distância entre treinador e jogador, outros acreditam que deve existir um equilíbrio, onde a ideia do jogador é fundamental. Em que ficamos?

Tem que existir as duas coisas na minha opinião. Existem momentos em que pode haver uma distancia entre treinador e jogador, em termos pessoais, mas nunca deixando de existir um equilíbrio entre as duas partes e até em alguns casos uma troca de opiniões, pois estamos todos a trabalhar para o mesmo , a defender um clube e temos que todos remar para o mesmo lado , para se atingir os objectivos. Agora existem coisas que é da competência do treinador e outras que são da competência dos jogadores, essa duas tem que interagir para serem benéficas para o clube e para o rendimento da equipa. Mas uma certa distancia não quer dizer afastamento e esses momentos de convívio e lazer entre atletas e treinadores , também criam laços e bons compromissos e devem existir.

Acrescentando então dois momentos, nos quais o treinador deve ser influente, como deve o treinador lidar com a vitória e como deve lidar com uma derrota durante uma partida?

O treinador tem que ter a serenidade e equilíbrio, quer na derrota , quer na vitória. Porque nem quando se ganha as coisas estão todas bem, nem quando se perde as coisas estão todas mal. Temos que saber tirar as coisas boas que fizemos na vitória e na derrota e trabalhar mentalmente e no campo(treinando)as coisas más que fizemos, nas vitórias e nas derrotas.

De todos os clubes por onde passou, qual foi o que lhe deu mais prestígio? E porquê?

Todos por onde passei me deram prestigio. Se existe uma coisa que eu não sou é ingrato e por isso digo que foi prestigiante trabalhar em todos eles e foi com o trabalho que realizei em todos eles , que neste momento cheguei á ÉLITE, foi realmente uma honra e um privilégio trabalhar em todos eles e evoluir em cada ano , para poder chegar agora ao F.C. Vilarinho.

Como treinador, de certeza que concorda que se deve apostar no futebol juvenil. Na sua opinião, compensa no futebol atual? Acredita que o F.C.V. terá relvado e camadas jovens num futuro próximo?

Claro que compensa e é essencial nos dias de hoje, pois traz todas as vantagens um clube ter formação, dar formação aos atletas da terra ou fora dela, é essencial no futebol atual e com isso mais tarde beneficiar dessa mesma formação. Logicamente que para isso é preciso ter condições para tal e acredito plenamente que o F.C. Vilarinho, brevemente a curto prazo terá o seu campo sintético e os respectivos escalões de formação.

No mundo do futebol, a formação tem um grande peso nos clubes. Vários clubes formam planteis a partir das escolas de formação. E jogadores jovens estão a sair dos seus clubes por valores cada vez mais altos. Considera que esta prática é benéfica para esses jogadores? Considera que o F.C.V. ficaria a ganhar com jovens da cantera se tivesse formação?

.Como disse na resposta que dei anterior é essencial isso acontecer , para os clubes melhorarem as suas infraestruturas e apostar na formação e tirar dividendos no futuro disso mesmo. Acontece com vários clubes isso e com o F.C. Vilarinho , também pode acontecer , mas todos sabemos que tem que ser feito um trabalho de base, com gente qualificada para tal e com competências,para que essa formação seja realmente efetiva e não ter formação por ter.

E quais são os objetivos para o futuro? Quais os prognósticos para a época que esta ai a porta?

Os objetivos são claros, claros para o futuro, trabalhar arduamente por este grandioso clube, dar tudo por ele sabendo que vamos ter um campeonato muito difícil, com equipas a apostar fortíssimo e a ter planteis de grande qualidade numa série que depois de ser conhecida se verifica que é bastante forte e com vários clubes”poderosos”, mas estamos a formar um plantel dentro do nosso pequeno orçamento, que nos vai dar garantias de sermos uma equipa competitiva, competente dentro do campo a praticar bom futebol e ao mesmo tempo a atingir os nossos objectivos que passam logicamente pela manutenção.
Considera que tem o plantel certo para fazer uma época sem sobressaltos? Confia neste plantel?

Claro que confio, pois se não confiasse não teria aceite o desafio, logicamente que todos nós treinadores queremos mais e melhores, mas temos que nos orientar pelo orçamento que temos e tentar dentro disso trazer e ficar com os jogadores que achamos que nos serão úteis no futuro e neste campeonato, ainda não está fechado, temos algumas situações pendentes. mas que serão resolvidas a seu tempo e sempre com o propósito de tornar o Vilarinho mais forte e em defesa dos interesses do F.C. Vilarinho.

Pela segunda vez o F.C.V. vai disputar um campeonato semi-profissional, onde fará a sua segunda presença na Divisão de Elite. Acha que os associados e principalmente a freguesia estarão satisfeitos por ver onde o F.C.V. chegou? O que sente ao chegar a um clube com historia na Associação de Futebol do Porto?

Penso que sim, que certamente os associados e a freguesia estão satisfeitos por ver o F.C. Vilarinho neste campeonato e aqui não posso deixar de referir o trabalho bom, que foi feito, quer pela direção, quer pelos meus colegas treinadores nos últimos anos que passaram por esta casa, mesmo perante todas as dificuldades de trabalho que tiveram e que nós infelizmente vamos também ter, que é “andar com a casa ás costas” e não poder jogar no nosso campo de jogos. Aquilo que sinto é uma satisfação muito grande, um orgulho imenso e uma vontade muito grande de poder retribuir a confiança que as pessoas depositam em mim e na minha equipa técnica, chegar a um clube histórico da A.F. Porto e ainda para mais na divisão mais alta da mesma Associação, era um dos meus objectivos na minha carreira e foi nesse sentido que comecei a treinar a cerca de 11 anos, ou seja subir degrau a degrau, patamar a patamar, tentando e ambicionando chegar o mais longe possível.

Por fim, a pagina social Adeptos do Futebol Clube de Vilarinho e a Pagina Oficial do Futebol Clube de Vilarinho agradecem esta entrevista e o seu tempo disponibilizado. Gostaria de deixar alguma mensagem aos associados e simpatizantes do Futebol Clube de Vilarinho?

Desde já eu é que agradeço o vosso convite para tal e gostaria de deixar uma mensagem a todos os associados e simpatizantes do F.C. Vilarinho, que nos apoiem incondicionalmente em todos os jogos e situações , pois tudo faremos para vos sentir orgulhosos e felizes com a vossa equipa e os vossos jogadores, sabendo que vamos ter um campeonato difícil, muito competitivo e que precisamos de sentir o vosso apoio e alento, para todos juntos passarmos os obstáculos que nos depararem. Somos Vilarinho… JUNTOS SEREMOS MAIS FORTES!!!

 

Comentários