HOME Atualidade
Socialistas chumbam isenção de estacionamento para Comunicação Social
Imagem DR

Cinco órgãos de comunicação social do concelho solicitaram à Assembleia Municipal um cartão de estacionamento para isentar, aos jornalistas em serviço, o pagamento da taxa à empresa concessionária.

Trata-se de uma medida que está prevista na lei, aprovada na Assembleia da República há vários anos atrás, e sem qualquer impedimento jurídico. A medida não teria também qualquer custo para o erário público camarário.

De referir que são várias as empresas privadas com lugares de estacionamento exclusivos, no centro da cidade, e são também várias as entidades públicas com as mesmas regalias. Além de não pagarem as referidas taxas, têm os seus lugares de estacionamento sempre garantidos.

O Bloco de Esquerda de Santo Tirso propôs a votação desta medida que iria beneficiar, além dos órgãos de comunicação social locais, toda a comunidade, tendo em conta o cariz de serviço público e a defesa da democracia que a comunicação social local exerce.

A medida foi reprovada com os votos contra do Partido Socialista, das deputadas independentes que estão na bancada do PS e ainda com o voto contra de um deputado da coligação PSD/CDS.

A justificação para o chumbo por parte do PS prendeu-se com questões com a empresa concessionária e porque se aprovassem a medida os estafetas das transportadoras também poderiam pedir o mesmo benefício, assim como as associações e coletividades do concelho.

Por parte do deputado eleito da coligação PSD/CDS a justificação não foi clara, no entanto foi referido que seria melhor “aumentar os subsídios aos órgãos de comunicação”. Foi referido também pelo mesmo deputado que “até parece que os órgãos de comunicação social locais são o expresso ou algo do género”.

De referir que, em quase treze anos de existência, o Jornal Cordovense nunca recebeu nenhum subsídio ou qualquer outro tipo de apoios por parte da edilidade de Santo Tirso.

Comentários