HOME Cultura
Club Makumba atua em Santo Tirso

Setembro, 24 – 2024

ESPETÁCULO AGENDADO PARA 4 DE OUTUBRO, NA QUINTA DE FORA

O festival Sons do Património, que se realiza em diversos locais da Área Metropolitana do Porto, traz a Santo Tirso a música dos Club Makumba, num concerto agendado para o próximo dia 4 de outubro, a partir das 22h00. O espetáculo, com entrada livre, terá como palco a Quinta de Fora da Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento.

O concerto terá como mote o mais recente álbum dos Club Makumba, intitulado “Sulitânia Beat”, onde consta o hino “Janaina Calling”.

Este grupo nasceu da união entre Tó Trips (guitarra), João Doce (bateria), Gonçalo Prazeres (saxofone) e Gonçalo Leonardo (baixo e contrabaixo), para um exercício musical livre, espontâneo, experimental e tribalista. 

​Abrindo a janela para uma viagem pelas sonoridades do Mediterrâneo e pela África imaginada, a música dos Club Makumba é uma bandeira de resistência hasteada em costas mediterrânicas, livre de qualquer preconceito ou fronteira geográfica ou estilística.

​Um estreito de influências numa fusão de cartografias rock, guitarras das costas do sul, ritmos quentes do norte de áfrica, varridos por espíritos que vagueiam no ar e nas dunas do jazz, melodias e afinações antigas, que chegam até nós em tempestades de poeira elétrica. Em palco, vivem de uma energia gloriosa e contagiante, capaz de exorcizar todos os problemas e fantasmas.

Além do concerto, o festival Sons do Património inclui, às 21h00 do dia 4 de outubro, uma visita ao Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso, onde será possível apreciar a exposição “Pedra e Fio”, da artista plástica Carla Rebelo.

O Sons do Património é promovido pela Área Metropolitana do Porto (AMP) e oferece 17 concertos gratuitos, abrangendo os 17 concelhos que integram a AMP. A programação, que decorre de 27 de setembro a 16 de novembro, inclui estilos musicais abrangentes, que vão do folclore eletrónico ao fado, passando pelo blues, pop e muito mais.

Em Santo Tirso, o festival conta com o apoio da Câmara Municipal. No caso de condições atmosféricas que impossibilitem a realização do concerto ao ar livre, o mesmo será transferido para a Nave Cultural da Fábrica de Santo Thyrso.

Ao longo dos últimos anos, o JORNAL O CORDOVENSE, tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O JORNAL O CORDOVENSE é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há dez anos.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o JORNAL O CORDOVENSE. MBWAY – 919954029 NIB – 0010 0000 4687 7240 0016 5

Comentários