Junho, 12 – 2024
“É muito difícil para as crianças falarem. Os adultos têm de quebrar o silêncio”
Decorreu, no passado dia 7 de junho, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Vila das Aves, a palestra “Assédio no Desporto: como proteger crianças e jovens”, promovida pelo Clube Desportivo das Aves 1930.
Como oradores/as nesta palestra, o Clube contou com a participação de três ilustres personalidades: a Dr.ª Cristina Almeida, Diretora do Departamento de Estudos e Projetos do Comité Olímpico de Portugal; o Dr. Bruno Avelar Rosa, consultor da Qantara Sports; e o Dr. Vítor Dias, Diretor Regional do Norte do Instituto Português do Desporto e da Juventude.
Entre os vários assuntos em reflexão, destaque para a necessidade de salvaguardar e proteger as crianças e jovens no desporto tem de ser uma prioridade; para o reconhecimento do assédio, em qualquer uma das suas manifestações, como uma verdadeira negação dos valores e princípios de qualquer prática desportiva; para o direito constitucional das crianças ao desporto, nos seus termos e não nos termos dos adultos; para a necessidade de um maior rigor e controlo dos pais relativamente às pessoas com que deixam os seus filhos nos clubes – treinadores, dirigentes, colegas, etc; para a necessidade de uma maior autorregulação, interpares, para prevenir comportamentos desviantes e abusivos; para a necessidade de valorizar o desporto e a sua dimensão axiológica; para a consciência que o desporto deve e pode ser uma ferramenta utilizada com vista ao cumprimento dos direitos das crianças e jovens; para o facto de o assédio ser uma ameaça à integridade do desporto e a um desenvolvimento saudável das crianças e jovens; para a necessidade de existência de um guardião, em cada clube e associação que possa identificar e agir face à violência contra crianças e jovens, tornando-se, em conjunto com todos aqueles que consiga arregimentar, um verdadeiro agente de mudança para uma comunidade menos tolerante à violência, menos banalizadora e normalizadora do mal.
Além dos ilustres oradores, a sessão contou ainda com a presença da Associação de Futebol do Porto, representada pelo Dr. Pedro Soares; da Associação de Basquetebol do Porto e da Federação Portuguesa de Basquetebol, representada pelo Dr. Manuel Albano; do Instituto Português do Desporto e da Juventude, representado pelo Diretor Regional do Norte, Dr. Vítor Dias; da Junta de Freguesia de Vila das Aves, representada através do vogal Adílio Pinheiro; e da Câmara Municipal de Santo Tirso, representada pela Vereadora do Desporto, Sara Moreira.
Esta foi mais iniciativa promovida pelo Clube Desportivo das Aves 1930, através do seu Departamento de Ética e Integridade.
Numa nota final, informar que o Clube Desportivo das Aves 1930 recebeu, muito recentemente, a certificação da Bandeira da Ética, na qualidade de Entidade, a mais alta distinção/certificação que o IPDJ/PNED atribui, depois de já ter sido anteriormente reconhecido com a certificação da Bandeira da Ética, na qualidade de Projeto.
Ao longo dos últimos anos, o JORNAL O CORDOVENSE, tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O JORNAL O CORDOVENSE é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há dez anos.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o JORNAL O CORDOVENSE. MBWAY – 919954029 NIB – 0010 0000 4687 7240 0016 5