“A Saúde Mental é um Direito Universal” foi tema desta edição
No dia 10 de Outubro, comemorou-se o Dia Mundial da Saúde Mental, evento organizado pelo Serviço de Saúde Mental do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) com a parceria da Câmara Municipal da Trofa.
O Forum Trofa XXI acolheu esta iniciativa que contou com uma ampla adesão da comunidade, culminando na lotação do auditório e na necessidade de encerrar as inscrições duas semanas antes da data.
O programa deste ano foi subordinado ao tema definido pela Organização Mundial de Saúde: “A Saúde Mental é um Direito Universal”. A este propósito, a mesa redonda do período da manhã, intitulada “Cuidar para derrubar barreiras”, procurou dar a perspetiva dos profissionais que apoiam pessoas trans, grupos de migrantes e refugiados, bem como pessoas com deficiência mental. Durante o período da tarde, foi possível assistir à tertúlia “Ser Diferente também é Normal” que contou com os testemunhos de uma pessoa trans, duas imigrantes e uma refugiada de guerra ucranianas.
O dia foi ainda enriquecido pela colaboração da APPACDM da Trofa e da Escolinha de rugby da Trofa que protagonizaram dois momentos de animação plenos de emoção.
Segundo a Comissão Organizadora, esta iniciativa – que já vai na sua 6ª edição – teve como objetivos sensibilizar a população geral para a importância de promover a inclusão de grupos de pessoas mais vulneráveis da nossa sociedade e para alertar os diversos intervenientes na organização dos cuidados de saúde para as necessidades específicas dessas pessoas no âmbito da saúde mental e do acesso a esses cuidados.
A Comissão Organizadora constata com particular satisfação o interesse manifestado por uma plateia predominantemente jovem que participou ativamente nos momentos de interação com os palestrantes.
Como nas edições anteriores, este encontro entre os profissionais de saúde mental do CHMA e a comunidade envolvente possibilitou a oportunidade de reforçar o trabalho em rede com diversas instituições que desenvolvem a sua atividade na área assistencial do CHMA
Ao longo dos últimos anos, o JORNAL O CORDOVENSE, tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O JORNAL O CORDOVENSE é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há dez anos.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o JORNAL O CORDOVENSE. MBWAY – 919954029 NIB – 0010 0000 4687 7240 0016 5