Foi na época 2012/13 que o F. C. Paços de Ferreira conseguiu a sua melhor classificação até à data, ficando num estrondoso e surpreendente 3 lugar, sob o comando técnico do jovem treinador Paulo Fonseca, que levou o clube pacense com o passaporte para disputar os play-off da Liga dos Campeões.
Depois de épocas medianas e uma temporada na II Liga, em que a verdade seja dita os castores não deram hipóteses aos outros adversários e cedo garantiram o regresso ao principal escalão do futebol português, pela mão do rei das subidas o mister Vítor Oliveira. Após ultrapassar a barreira da descida o Paços surge na Liga NOS com um novo modelo, o regresso do Diretor Desportivo (Carlos Carneiro) e trazendo também o treinador Pepa, pois já trabalhavam juntos no CD Tondela. A temporada passada acabou por ficar aquém das expetativas devido à inconsistência dos resultados da equipa, levando a que a manutenção fosse apenas celada já nos últimos jogos da época.
Na presente temporada o Paços parece estar a querer voltar a escrever uma nova página dourada na sua história, com uma excelente campanha efetuada na primeira volta do campeonato, os homens comandados de Pepa fizeram a melhor pontuação de sempre numa metade da liga e conseguiram também a melhor série de vitórias consecutivas, ocupando o quinto posto da classificação em igualdade pontual com o Benfica e a dois pontos do Sp. Braga. O que faz com que o Paços esteja a ser uma das boas surpresas deste campeonato. Com um futebol atrativo, a ter um domínio sobre quase todos os adversários com um jogo virado para o ataque mas raramente é apanhado desfalcado na defesa, é um futebol que deixa qualquer adepto de bom futebol contente, principalmente os pacenses. Pepa e todos os jogadores, para além de toda a estrutura estão a fazer um ótimo trabalho, resta esperar até ao final da temporada para perceber se os da Capital do Móvel conseguem manter este belo trabalho até aqui efetuado. Será que vamos voltar a ver o Paços de Ferreira a jogar nas competições europeias?
Pedro Pereira, utente da CASL – Casa de Acolhimento Sol Nascente