Atualidade
Paços de Ferreira – Humberto Brito visitou obras de ampliação da ETAR de Arreigada

O Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira visitou, esta quarta feira, 14 de novembro,  as obras de ampliação e reabilitação da ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) de Arreigada, um investimento superior a cinco milhões de euros.

PUB.

“Este é o maior investimento público em curso no nosso Concelho e um dos mais avultados de sempre neste território. Com esta intervenção, reclamada há mais de duas décadas, será possível contribuir para um melhor tratamento de águas e lamas residuais, com recurso a tecnologia de ponta, e eliminar os problemas ambientais que têm afetado a população.”

Acompanharam o Presidente de Câmara o Vereador com o Pelouro do Ambiente, Paulo Ferreira, responsáveis pela empreitada e técnicos da Câmara Municipal.

A ETAR de Arreigada, localizada em terreno próximo à margem esquerda do Rio Ferreira foi construída em 1993, tendo sido dimensionada com uma capacidade de resposta para um caudal médio diário de 5.817,8 m3/dia e uma carga orgânica de 2.618 Kg CBO5/dia. Há muitos anos que estes valores foram ultrapassados, com as consequências do ponto de vista ambiental, que são do conhecimento público.

Esta intervenção possibilitará o aumento da capacidade de tratamento, tendo como novos valores um volume médio de 10.000 m3/dia e um volume de ponta horária de 1.000 m3/dia.

A obra neste momento em curso prevê a ampliação das linhas de pré-tratamento e de tratamento biológico, bem como da linha de tratamento de lamas.

A construção da nova ETAR potenciará uma melhoria muito significativa da qualidade das massas de água, bem como da monitorização do sistema de saneamento das águas residuais.

“Este investimento representa um esforço muito significativo para o orçamento municipal, mas que era impossível continuar a adiar tendo em conta os sérios problemas ambientais que a velha estrutura vinha causando aos longo dos anos.”

PUB.