Atualidade
Santo Tirso promove “Herois da fruta”

fb_img_1477426607689O município de Santo Tirso é agora uma autarquia parceira do projeto “Heróis da Fruta-Lanche Escolar Saudável”. O programa de educação para a saúde, promovido pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), visa motivar hábitos de vida mais saudáveis nas crianças em idade escolar.

A 6ª edição do projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” vai contar com a participação das escolas de Santo Tirso. A autarquia é agora parceira do programa de educação para a saúde em Portugal, promovido pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI).

A iniciativa constitui um programa motivacional com objetivos pedagógicos, que visa incentivar as crianças, até aos 10 anos de idade, a ingerirem fruta diariamente, na escola e em casa, encorajando-as a praticarem uma alimentação saudável e variada. Simultaneamente, o projeto tem como objetivo despertar a comunidade em geral para todos os benefícios da adoção de pequenas mudanças saudáveis, dando a conhecer a importância da fruta na alimentação e manutenção da saúde.

“Esta questão dos lanches escolares é uma matéria a que damos enorme importância. Não por acaso, uniformizámos os lanches escolares para os alunos do pré-escolar e primeiro ciclo, procurando não só suprir os casos em que a alimentação é descurada, mas também promovendo uma alimentação saudável. Esta é uma medida em que investimos 230 mil euros anualmente”, explica o presidente da Câmara Municipal.

Desta forma, Joaquim Couto considera que faz todo o sentido a adesão do Município a esta rede. “Tudo o que possamos fazer para promover uma alimentação saudável junto das crianças, nunca é demais”, acrescenta.

Em Santo Tirso, 15 escolas, 25 turmas e 490 alunos serão abrangidos pelo programa, no qual a autarquia participa como interlocutora entre os professores e a APCOI.

Comentários