Desporto
Via Panorâmica inaugurada

NOVO EIXO VIÁRIO VEM PROMOVER A MOBILIDADE SUAVE E REAPROXIMAR A CIDADE DO RIO

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, inaugurou esta quarta-feira a nova Via Panorâmica. A intervenção, que engloba a requalificação da Rua Dr. Oliveira Salazar, resultou de um investimento de um milhão e meio de euros e faz parte do Plano de Mobilidade Municipal.

Situada entre a Avenida Soeiro Mendes da Maia e a ponte nova, junto à Fábrica de Santo Thyrso, a Via Panorâmica é mais um passo na implementação da mobilidade suave no Município. A nova avenida vem trazer centralidade a toda a zona, com acessos melhorados e compatíveis com as exigências da mobilidade sustentável.

“É uma obra importante na medida em que vem reformular esta entrada da cidade. Resolve um problema de circulação rodoviária e, acima de tudo, promove uma nova forma de organização do espaço público, dando a primazia às pessoas”, explicou aos jornalistas o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto.

Neste sentido, o novo eixo viário, com uma extensão de cerca de mil metros, está dotado de um passeio paralelo ao rio e uma ciclovia dedicada. A ligação da Via Panorâmica à rua Dr. Oliveira Salazar resultou ainda na criação de uma nova praça que pretende fomentar a utilização do espaço ao ar livre.

O presidente da Câmara de Santo Tirso explicou ainda que a Via Panorâmica vem dar continuidade ao processo de aproximação da cidade ao rio. “Sem construção do lado norte, esta via permite uma vista desimpedida para a paisagem envolvente, promovendo de forma natural uma aproximação ao rio Ave depois de nas décadas de 1940 e 1960 se ter afastado dele por causa do têxtil e da poluição”.

Com um investimento de cerca de um milhão e meio de euros, a obra foi financiada pelo Programa Operacional Regional do Norte – NORTE2020.

A Via Panorâmica faz parte de um plano de requalificações e reformas do espaço público do concelho que está a ser executado desde 2014 e vai continuar até 2023.

 

 

Comentários