Cultura
Festival de Teatro – Palcos passou por Monte Córdova

Na ultima sexta-feira, 12 de outubro a freguesia de Monte Córdova foi paragem do Palcos – Festival de Teatro Amador. A companhia Teatro Experimental Flaviense levou a cena, pelas 21h30, no Centro Paroquial de Monte Córdova o “Bailado Russo”. Uma comédia com duração de 75 minutos, para maiores de seis anos.

“Bailado Russo” uniu duas hilariantes peças de Anton Tchekhov, “O Urso” e “Um Pedido de Casamento”, com encenação de Rufino Martins. ”Um Pedido de Casamento” é, portanto, uma sátira ao “falso sacramento” que é o casamento aos olhos das classes privilegiadas da sociedade russa do século XIX e que para algumas franjas da nossa sociedade ainda é um tema atual. A comédia “O Urso”, contou a história de uma viúva e um credor que são envolvidos por uma trama que revela a exaltação humana e a sensibilidade nervosa, numa hilariante crítica ao comportamento de homens e mulheres, brincando sempre com a sempre controversa e atual “guerra de sexos”, ao mesmo tempo em que expõe as mazelas de uma sociedade rígida e repressiva.

O Palcos-Festival de Teatro Amador ainda continua no próximo dia 19 de outubro com a Companhia Plebeus Avintenses a apresentar na Escola Secundária Tomaz Pelayo, pelas 21h30, “Circo”;  dia 20 de outubro “A revolta dos ecopontos” será interpretada pela Tin.Bra – Academia de Teatro, pelas 16h00, no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves; e no dia 20 de outubro, pelas 21h30, a última peça do “Palcos” terá lugar no Centro Paroquial de Fontiscos, sob o nome de “Atores e Trovadores”, da Companhia de Teatro de Santo Tirso.