Atualidade
Câmara apoia participação de jovem designer no Portugal Fachion

JOÃO SOUSA VENCEU O IMPORTANTE CONCURSO “NOVOS CRIADORES PFN”

João Sousa enfrenta, aos 18 anos, o maior desafio da sua (ainda) curta carreira. O jovem de Santo Tirso arrecadou o 1º lugar no concurso “Novos Criadores PFN”, garantindo assim a oportunidade de integrar o Espaço Bloom do Portugal Fashion, que se irá realizar a partir de 18 de outubro, na Alfândega do Porto. A Câmara de Santo Tirso, através do projeto Atlantic Youth Creative Hubs (AYCH), aprovado pelo INTERREG Espaço Atlântico, apoia a participação do designer nesta prestigiada montra de jovens talentos.

“O cubo tornou-se o meu pequeno atelier”, explica João Sousa, que desde julho desenvolve a sua coleção, “Filhos do Lago”, num dos cubos da Incubadora de Moda e Design (IMOD) da Fábrica de Santo Thyrso. Na IMOD, João encontra “as condições ideais para trabalhar as peças, desde as máquinas de fiação e tecelagem, às mesas de modelação”. A sua coleção, de inspiração asiática, representa uma viagem a Myanmar e à cultura dos pescadores Intha.

João Sousa nasceu no seio da indústria têxtil. A família do jovem esteve sempre ligada a este setor, desde a confeção à organização de eventos, do entretenimento à passerelle. Por isso, “desde os quatro anos de idade que sonho ser designer”, revela, considerando que “o apoio da Câmara Municipal foi fundamental para a concretização da coleção”. Através do projeto Atlantic Youth Creative Hubs (AYCH), parceria transnacional para a promoção do empreendedorismo e emprego jovem no setor criativo, o Município de Santo Tirso irá apoiar a participação do designer no Espaço Bloom, no Portugal Fashion, que se irá realizar a partir do dia 18, na Alfândega do Porto.

Para o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, “as indústrias criativas, em particular a moda, fazem parte da identidade e da história do Município”. “Queremos, por isso, fomentar o aparecimento e crescimento de novos talentos, que continuem o processo de reinvenção e modernização do setor têxtil”, alude

Para além do projeto AYCH, programa europeu em que o Município de Santo Tirso é o único representante português, a Câmara dinamiza ainda o programa Santo Tirso EMPREENDE, no âmbito do qual são apoiadas ideias de negócios inovadoras nas áreas dos Produtos e Serviços Turísticos, Moda e Design de Moda.

PUB.