Cultura
Vila das Aves celebra Padroeiro

De 27 a 30 de setembro, Vila das Aves vai estar em festa, celebrando o seu Padroeiro São Miguel Arcanjo. Umas festividades meramente de cariz religioso, que tem o seu ponto alto na Grandiosa Procissão, que percorre as principais artérias da vila, sempre perante uma grande moldura humana.

PUB.

As celebrações iniciam-se no dia 27, um dia dedicado a confissões, primeiro na Igreja Matriz, entre as 9:30 é as 11:00, meia hora depois no Lar Familiar da Tranquilidade. Às 17 horas haverá eucaristia e depois confições ate às 19 horas.

O dia seguinte, sexta feira, inicia-se com fogo de artifício. Às 19 horas há nova eucaristia, seguida da abertura do Sagrado Lausperene.

O dia 29, sábado, dia de São Miguel Arcanjo, começa com uma missa às 7:30. Meia hora depois reabertura do Sagrado Lausperene e entrada da Associação Cultural Popular de Bombos e Concertinas”Os Cordovenses”, que vão percorrer as ruas da vila. O dia termina pelas 19 horas, com o encerramento do Sagrado Lausperene e Missa Solene cantada pelo Grupo Coral de Vila das Aves.

No domingo, último dia destas celebrações, as 08:00 entre em cena a Banda União Musical Paramense, que percorrerá em marcha as ruas até às Igreja Matriz, onde vai dar um pequeno concerto. Às 8:30 Missa na igreja matriz. Pelas 11:15 há nova eucaristia, cantada pelo Grupo Coral de Vila das Aves, e depois celebração comunitária de batismos.

À tarde, a Banda de Música de Riba D’ Ave abre as hostilidades pelas 14 horas, um hora depois é tempo da oração da tarde, seguindo-se a Magestosa Procissão com dezenas de andores, tendo como itenerário, Igreja, Largo da Tojela, Rua D. Eva, Rua João Bento Padilha, Rua da Visitação, Rua de São Miguel e termina na igreja.

Às festividades prosseguem com o despique entre as bandas de música, fogo de artifício e finalmente com eucaristia.

Estas celebrações tem o apoio a Câmara Municipal de Santo Tirso, Junta de Freguesia de Vila das Aves, comércio, indústria e população local.

PUB.

 

Comentários