Atualidade
Sessão Solene marca as comemorações do 25 de abril em Santo Tirso

PELAS 11H00, NOS PAÇOS DO CONCELHO

Santo Tirso assinala mais um aniversário do 25 de Abril, data histórica que marca a implantação do regime democrático em Portugal. A sessão solene comemorativa, com a participação do presidente da Câmara Municipal, Joaquim Couto, decorre exatamente no dia 25, pelas 11h00, nos Paços do Concelho.

As comemorações iniciam-se, contudo, no dia 24, pelas 21h30, com a peça “O meu avô, o meu pai e eu – Uma História da Revolução”, uma encenação da Companhia de Teatro de Santo Tirso e interpretação de António Rodrigues e Sérgio Macedo, que irá decorrer na Câmara Municipal de Santo Tirso. A obra retrata as condições de vida em Portugal durante a ditadura de Salazar e os principais acontecimentos que conduziram ao dia 25 de Abril de 1974.

Inspirado em “As portas que abril abriu”, de José Carlos Ary dos Santos, esta peça viaja até 1975, a uma sala de estar onde pai e filho, recordando a história recente de um país saído de uma revolução, vão esgrimindo argumentos e considerações, criando momentos de conflito ao reviver a história. Um pai que ainda vive segundo o trinómio “Deus, Pátria e Família”. Um filho que reclama os valores de abril. Um país que vive em instabilidade política e social após 48 anos de ditadura.

No dia 25 de abril, há Caminhada da Liberdade. Esta caminhada histórica tem saída do Carvalhal de Valinhas pelas 9h30, para um trajeto que inclui passagem pelas Quedas de Fervença, Pereiras, Centro Interpretativo e Castro do Monte Padrão, com regresso ao Carvalhal de Valinhas pelas 13h00. O percurso a efetuar será o PR 1ST – Histórico Pré-Industrial, inserido nos Percursos Pedestres de Santo Tirso, com distância de 7,8 quilómetros e grau de dificuldade médio. Pode inscrever-se gratuitamente através do sitehttp://caminhadas.santotirso.pt/inscricao.php .

Pelas 11h00, decorre a Sessão Solene Comemorativa dos 44 anos do 25 de Abril, no átrio da Câmara de Santo Tirso, num momento que contará com a presença de várias personalidades do concelho e com a intervenção do presidente da autarquia, Joaquim Couto. A cerimónia contará com a atuação musical do Coro dos Pequenos Cantores de Santo Tirso.

Todas as iniciativas têm caráter gratuito.

PUB.