Atualidade
Santo Tirso sobe mais de 70 lugares no índice de transparência municipal
 
Santo Tirso subiu 73 lugares no Índice de Transparência Municipal, estudo da organização não-governamental Transparência e Integridade, que avalia a informação de interesse público disponibilizada no site oficial das autarquias. O Município está entre os 48 que mais subiram no ranking, face ao ano anterior, tendo mesmo alcançado uma pontuação de 100 por cento em matéria de transparência económica e financeira.

Santo Tirso está entre os 48 municípios que mais subiram no Índice de Transparência Municipal. Os dados relativos ao ano de 2017, lançados pela organização não-governamental Transparência e Integridade – Associação Cívica, colocam o Município na 70ª posição, entre os 308 a nível nacional.

Para o presidente da Câmara de Santo Tirso, os resultados obtidos são fruto de “uma política de rigor e transparência” que tem sido implementada pelo executivo municipal. Segundo Joaquim Couto, “o poder político tem a obrigação de prestar contas à população” e, por isso mesmo, “tem sido feito um grande esforço no sentido de ter informação disponível aos munícipes”, quer através do sitio da autarquia, quer através de outras formas de comunicação.

A subida no ranking alcançada é de 73 lugares, face a 2016 e de 182 lugares, comparativamente a 2015. Entre os diferentes parâmetros avaliados, o grande destaque vai para a transparência económico financeira, com 12 indicadores analisados, cuja avaliação atribuída ao Município de Santo Tirso é de 100 por cento. A relação com a sociedade, com oito indicadores analisados, também é destaque, com uma avaliação de 92,86 por cento.

Estes resultados, aponta Joaquim Couto, “significam que estamos a disponibilizar toda a informação da ação política da Câmara aos munícipes, assente no princípio de aproximação do poder político às pessoas”.

Este ano, os 76 indicadores avaliados não foram alterados, mas o Índice de Transparência Municipal reforçou a exigência nos critérios usados para avaliar cada indicador, no sentido deincentivar os municípios a melhorar a qualidade de informação prestada aos cidadãos.

O Índice de Transparência Municipal é elaborado em colaboração com a Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Politicas Públicas da Universidade de Aveiro e trata-se de uma avaliação anual de informação de interesse público.

PUB.

Comentários