Atualidade
Roteiros Autárquicos da JS Santo Tirso passaram por Monte Córdova

A iniciativa “Roteiros Autárquicos”, promovida pela Juventude Socialista de Santo Tirso, levou, no passado dia 7, um grupo de jovens socialistas a visitar a freguesia de Monte Córdova.
A realização de roteiros pelas freguesias de Santo Tirso foi um compromisso assumido no anterior mandato pela presidente da JS/Santo Tirso, Sofia Andrade, que, após a reeleição, considerou ser uma iniciativa de particular interesse para os jovens e uma ação a continuar no futuro.
A visita teve início num dos lugares mais emblemáticos de Monte Córdova, o Castro de Monte Padrão. Este é um local constituído por vestígios de um povoado que terá sido fundado no século IX A. C. e ter-se-á mantido até à Baixa Idade Média. Nos últimos anos, a Câmara Municipal de Santo Tirso tem desenvolvido um conjunto de ações com o propósito de preservar e estudar estes vestígios. Para além de visitar a estação arqueológica, a comitiva da JS/Santo Tirso teve ainda a oportunidade de realizar uma visita guiada ao Centro Interpretativo de Monte Padrão, no qual estão expostos diversos objetos recuperados da estação arqueológica, representando os vários períodos de ocupação daquele espaço.
A Associação de Solidariedade Humanitária de Monte Córdova foi o segundo local de paragem do roteiro da juventude. Esta é uma IPSS que comemora este ano o 30º aniversário e trabalha em várias valências, desde creche, jardim de infância, lar de idosos, centro de dia e ainda apoio domiciliário.
De seguida, a comitiva da JS/Santo Tirso deslocou-se ao Monte Córdova Futebol Clube, fundado em agosto de 1981 e conta com cerca de 100 atletas, sendo que cerca de 80 são da formação.
Para terminar a manhã, o grupo de jovens visitou ainda a Associação Cultural e Desportiva de Cabanas. Esta é uma associação de cariz cultural que, a funcionar desde 2004, tem difundido o gosto pela cultura junto da população cordovense.
Já no período da tarde, e para finalizar o roteiro, a JS/Santo Tirso foi recebida na sede da Junta de Freguesia de Monte Córdova pelo executivo. Desta forma, os jovens tiveram oportunidade de conhecer o funcionamento e organização da junta, bem como as aspirações da freguesia para o futuro.
No final de mais um roteiro, Sofia Andrade reconheceu que “as visitas pelas freguesias do nosso concelho são a melhor maneira de contactar com a realidade das diferentes localidades”.
Para a líder da JS/Santo Tirso, “cada freguesia é única e esta aproximação que procuramos fazer dos jovens quer à freguesia onde vivem, quer ao resto do concelho é fundamental para que possamos ser atores interventivos na comunidade”.
“Este roteiro autárquico em Monte Córdova foi bastante produtivo e deu resposta a todos os objetivos a que nos propusemos quando decidimos lançar este tipo de ações”, concluiu a presidente da JS/Santo Tirso.

PUB.

Comentários