Sociedade
Santo Tirso avança com ementas saudáveis em todas as escolas

Escola de Santa Luzia – Monte Córdova

SEGUNDA-FEIRA, PELAS 10H00, NA ESCOLA BÁSICA DA ERMIDA, SECRETÁRIO DE ESTADO ADJUNTO E DA SAÚDE ASSINALA ARRANQUE DE PROJETO PILOTO

O presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, e o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, assinalam na segunda-feira, dia 4 de março, pelas 10h00, o arranque de um projeto piloto de implementação de refeições saudáveis nas escolas do Município. A sessão irá decorrer na Escola Básica da Ermida (Avenida Luís Real, Santa Cristina do Couto, Santo Tirso) com a distribuição de um lanche saudável às crianças do pré-escolar e do 1º ciclo.

Frutos secos, como nozes e avelãs, fiambre de aves, pão de centeio, ovo cozido, atum em água ou fruta são alguns dos alimentos que integram os lanches, a meio da manhã e a meio da tarde, e as refeições da hora de almoço das crianças que frequentam o pré-escolar e o 1º ciclo das escolas de Santo Tirso.

Este projeto piloto insere-se no âmbito do Programa “Alimentação Saudável” do Ministério da Saúde. Para além do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, estarão presentes, também, a Diretora-Geral da Saúde, o presidente da ARS/Norte e a bastonária da Ordem dos Nutricionistas.

Também na segunda-feira, pelas 11h00, o presidente da Câmara de Santo Tirso e o secretário de Estado Adjunto e da Saúde fazem a inauguração de um bebedouro municipal, na Praça dos Carvalhais, que marca o arranque de uma campanha de promoção do consumo da água da rede pública. Este bebedouro foi construído ao abrigo do protocolo celebrado entre a Direção-Geral da Saúde e a autarquia.

PROGRAMA COMPLETO

10h00: Receção da Comitiva na Escola Básica da Ermida

10h10: Distribuição dos lanchesescolares saudáveis aos alunos (na cantina da escola)

11h00: Deslocação da comitiva para a Praça dos Carvalhais (centro da cidade), onde se procederá à inauguração de um bebedouro Municipal e apresentação do plano municipal de implementação de pontos de água gratuitos 2018.