À conversa com...
À conversa com …. Lidia Soares – Rainha do Carnaval de S. Tomé de Negrelos
Em 2015 subiu ao trono e tomou-lhe o gosto, pois volta a ser a Rainha do Carnaval em São Tomé de Negrelos.
Desta vez, tendo o marido Renato Coelho como Rei, Lídia Soares, abraçou o cargo ainda com mais entusiasmo.
Depois de um ano de intenso trabalho quer ver as ruas da vila apinhadas de gente, mas o que mais deseja para o dia 11 de fevereiro, é que o São Pedro dê uma ajuda e faça o sol brilhar!
A Rainha do maior Corso Carnavalesco do concelho é a nossa convidada.
Depois de ter sido rainha em 2015 voltou a assumir este ano. O que a motivou?
E verdade , depois de ser Rainha em 2015 ,volto a ser Rainha em 2018. Volto a se-lo, primeiro para não deixar acabar uma tradição que está viva há 34 anos, e porque também eu vivo intensamente o Carnaval. Depois porque o meu marido foi eleito em 2016 e não aceitou o cargo, porque achou que a comissão eleita não era a mais adequada, entre outros motivos que fizeram com que renuncia-se. Mas como eu sabia que ele gostava e que era capaz de levar este cargo avante, comprometi-me com ele caso assumisse a ser o Rei em 2018, o ajudaria e que não tinha medo algum de voltar a ser rainha, agora ainda com mais entusiasmo
Que iniciativas promoveram para angariar as verbas necessárias à realização do Cortejo?
Para angariarmos as verbas necessárias, estivemos com um “restaurante” improvisado , a nossa tasquinha como nós dizemos, que esteve a funcionar, e onde se trabalhou arduamente durante 8 meses, de manha à noite. Onde as pessoas podiam almoçar e onde parte das pessoas optavam pelo serviço take waye.
Também fizemos a passagem de DVDs, cabazes da Pascoa, realizamos sorteios todos os meses, andamos a cantar os Reis durante 5 sábados. Fizemos um peditório aos emigrantes, batemos porta a porta por toda a freguesia, e depois os patrocínios angariados que foram imensos, quer de patrocinadores negrelenses e arredores, até patrocinadores de outros concelhos vizinhos.
Quantos carros alegóricos vai ter o Desfile deste ano?
Este ano o cortejo vai contar com 8 grupos. O Carro dos Reis que como manda a tradição é escolhido pelos Reis e alugado fora. Quanto aos outros carros que vão integrar o cortejo ,vão ser feitos por pessoas da freguesia, tal como há anos atrás se fazia. Cada vez mais é notório o entusiasmo das pessoas em participar, mas com carros idealizados pelos próprios.  Obviamente vamos ter fanfarra e grupos de bombos.
Relativamente ao percurso a percorrer será o mesmo das edições anteriores?
O percurso é idêntico ao dos anos anteriores.. Este ano tal como em 2015 sai da casa dos Reis. relativamente ao restante percurso, será o habitual.
Quais foram os maiores obstáculos com que se depararam?
Não tivemos assim nenhum obstáculo que nos intimidasse, o maior foi mesmo sermos uma comissão pequena, em que parte dos elementos incluindo os Reis trabalham ao sábado, o qua por vezes dificultou o nosso trabalho. Eu, ( rainha ) tive mesmo de pedir na entidade patronal para me trocarem o horário de trabalho aos sábados. Somos uma comissão pequena, mas como costumo dizer, poucos e bons. E depois o facto de eu ter já experiência acabou por ser uma mais valia para a comissão.

Que expetativas tem para o próximo dia 11?

Dia 11 de Fevereiro o que mais quero é que esteja Sol, e que tudo corra bem. Que as pessoas gostem do nosso cortejo. Depois de tanto esforço e dedicação acho que merecemos ter um dia bonito. Estou na expetativa de ter muitos negrelenses a festejar o Carnaval connosco, de ver muitos e muitos forasteiros a ver o nosso Carnaval e a visitar a nossa linda Vila de Negrelos. E já agora aproveito para dizer que no fim do cortejo teremos a atuação do artista consagrado Zé Amaro e sua banda.

A continuidade no próximo ano já está assegurada?
Em relação à continuidade do próximo ano ,infelizmente não está assegurada. Se me dá a oportunidade, apelo para que alguns negrelenses interessados em assumir o próximo ano, venham ter connosco, que estaremos aqui para os ajudar no que pudermos. Negrelenses não deixem morrer a tradição.. Como vêm não e difícil, havendo vontade tudo é possível, de uma ou doutra forma tudo se faz, o importante mesmo é o Carnaval sair a Rua. O nosso Carnaval de Negrelos.
Para terminar convido. a a deixar uma mensagem a todos os negrelenses?
A todos os Negrelenses em geral quero uma vez mais dizer-lhes o meu muito, muito obrigada, por tudo o que nos ajudaram. O meu muito obrigado à nossa junta de freguesia e a Câmara Municipal de Santo Tirso. Não posso deixar de agradecer também a todas as pessoas doutras freguesias e concelhos distantes que também nos ajudaram. Um Bem haja a todos! Negrelenses estão de Parabéns!

Renato Coelho – Rei Carnaval 2018