Cultura
Câmara promove palestras sobre música na Biblioteca Municipal

biblioteca_municipal_1_350_2500Numa iniciativa dinamizada pela Câmara Municipal de Santo Tirso, em parceria com a Associação de Violoncelos de Santa Cristina, a Biblioteca Municipal recebe, a partir de 24 de setembro, um ciclo de palestras sobre música. Ao todo serão quatro conferências a realizar às 17h00 dos dias 24 de setembro, 01,15 e 29 de outubro, que terão como palestrantes David Cruz, Vera Fouter, Maria Macedo e Teresa Macedo. A entrada égratuita.

A partir de 24 de setembro, a Biblioteca Municipal acolhe um ciclo de palestras sobre música, com o objetivo de dar a conhecer a tradição musical da Europa Ocidental e a sua repercussão no mundo contemporâneo. Promovidas pela Câmara Municipal de Santo Tirso, em parceria com a Associação de Violoncelos de Santa Cristina, as quatro palestras terão lugar às 17h00 dos dias 24 de setembro, 01, 15 e 29 de outubro.

A iniciativa terá como palestrantes o violoncelista David Cruz, a professora e investigadora Vera Fouter, a professora e violoncelista Maria Macedo e a pianista e musicóloga Teresa Macedo.

Na primeira palestra, a 24 de setembro, a abordagem da tradição musical europeia faz-se desde a Antiguidade Clássica até ao Barroco, com especial enfoque na música de Johann Sebastian Bach mas também na música dos mosteiros medievais. Dia 1 de outubro, a palestra faz-se com Maria Macedo, entrando no período clássico, com destaque para os compositores Haydn, Mozart e Beethoven.

Por sua vez, o romantismo na arte e os diferentes géneros que caracterizam o romantismo na música dão o mote para a terceira palestra, no dia 15 de outubro. Orientada por Teresa Macedo, esta conferência falará também do surgimento das correntes nacionalistas na música. O ciclo encerra a 29 de outubro, com a abordagem às novas correntes artísticas do séc. XX e o rompimento das regras clássicas, numa palestra dinamizada por David Cruz e Vera Fouter.

A participação no ciclo de palestras é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, através do e-mail biblioteca@cm-stirso.pt ou do telefone 252 833 428.

 

Comentários