HOME Geral
Autarquia promoveu ações de sensibilização ambiental

“SANTO TIRSO MAIS VERDE” FOI O MOTE ESCOLHIDO PELO MUNICÍPIO PARA MARCAR A SEMANA EUROPEIA DA REDUÇÃO DE RESÍDUOS

Durante uma semana, a Câmara Municipal levou a cabo várias ações que procuraram chamar a atenção para a necessidade de adotar comportamentos mais “verdes”. Uma das chamadas de atenção foi para a necessidade de reutilizar e reduzir o consumo de plástico.

No âmbito da Semana Europeia da Redução de Resíduos, que se comemorou de 18 a 26 de novembro, a Câmara Municipal de santo Tirso promoveu, junto das escolas do concelho e do público em geral, várias ações de sensibilização ambiental.

Alertando para a necessidade de reduzir o consumo de plástico, decorreu nas Feiras Semanais de Santo Tirso, São Martinho do Campo e Vila das Aves, uma campanha de distribuição de sacos reutilizáveis.

Paralelamente, houve uma ação de sensibilização para o não abandono de resíduos de grandes dimensões nas ruas, informando sobre o serviço recolha gratuito disponibilizado pela Câmara Municipal. Nos últimos quatro anos, este serviço recolheu cerca de meia tonelada de resíduos. Para a vereadora do Ambiente, Ana Maria Ferreira “ não há nenhuma justificação para ainda assistirmos ao abandono de resíduos juntos às estradas pelo que só vamos ficar satisfeitos quando acabarmos com este tipo de comportamento”.

“Felizmente, hoje em dia, as novas gerações são educadas para a proteção ambiental, mas tal não acontecia com as gerações mais antigas, que não estão tão sensibilizadas e que não procuram a informação. Estas campanhas são muito importantes porque é uma forma muito direta de fazer chegar a informação às pessoas” explicou.

Acrescentando que “todos podemos, no nosso dia-a-dia, adotar comportamentos mais ambientalmente conscientes e ajudar a reduzir a produção de resíduos, muitas vezes basta uma chamada de atenção para situações que nos passam despercebidas”.

Várias escolas do concelho associaram-se a esta semana “verde” assumindo um compromisso de criar um mini-ecoponto amarelo como forma de se comprometerem a reciclar as embalagens de plástico e metal.

Comentários