Cultura
Santo Tirso recebe terceiro Ciclo de Concertos de Órgão

Com direção artística do organista Marco Brescia, e promovida pelas Câmaras Municipais de Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão, o Ciclo de Concertos de Órgãos está de regresso para a sua terceira edição. O primeiro fim de semana de concertos tem lugar em Santo Tirso, nos dias 20,21 e 22 de outubro, no Mosteiro de São Bento, na Igreja Matriz de Fontiscos e na Igreja Matriz de Guimarei, respetivamente. A entrada é gratuita.

Valorizar a música e o património organístico de ambos os municípios é o mote para o terceiro Ciclo de Concertos de Órgão, promovido pelas Câmaras Municipais de Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão. Com direção artística do organista Marco Brescia, os primeiros concertos decorrem já este fim de semana, em Santo Tirso.

O arranque da iniciativa tem lugar pelas 21h00 desta sexta-feira, no histórico Mosteiro de São Bento, onde, junto do realejo histórico de Manuel Sá Couto, decorrerá um concerto pelo Favola d’Argo. Fundado em 2013 pela soprano Rosana Orsiri e pelo organista Marco Brescia, o grupo congrega sempre músicos altamente especializados na interpretação histórica da música antiga, com o intuito de resgatar e trazer ao conhecimento de um público amplo e exigente o riquíssimo repertório comum ao espaço musical e artístico ibero-italiano. No concerto a realizar em Santo Tirso, o Favola d’Argo interpretará o “Stabat Mater”, de Luigi Boccherini.

No sábado, pela mesma hora, o recentemente adquirido órgão da Igreja Matriz de Fontiscos receberá o aclamado organista António Esteireiro. Natural de Lisboa, é licenciado em órgão pela Escola Superior de Música e Teatro de Munique, e em música sacra pela Escola Superior de Música Sacra de Regensburg. António Esteireiro tem realizado concertos tanto como solista, como integrado em várias formações corais e orquestrais, a par da sua atividade como docente, lecionando atualmente no Instituto Gregoriano de Lisboa e na Escola Superior de Música de Lisboa as disciplinas de Órgão e Acompanhamento e Improvisação.

No domingo, dia 22, o concerto tem início às 18h00. Grupo espanhol de referência, Ministriles de Marsias, em formação de duo composto por Fernando Sánchez (baixo) e Javier Artigas (órgão), encontrará na Igreja Matriz de Guimarei a envolvência perfeita para a sua arte de exceção.

A entrada é livre.