HOME Atualidade
Mês das vindimas celebrado com contos tradicionais na Quinta de Fora

Contos tradicionais, temas populares e provérbios do cancioneiro português assinalam o mês das vindimas e desfolhadas, em Santo Tirso. Dia 08 de setembro, pelas 15h00, a Câmara Municipal promove a iniciativa “Contos na Eira”, que pretende avivar os momentos de convívio de outrora através da transmissão de contos populares portugueses. O local escolhido enquadra a tradição: a Casa da Eira, na Quinta de Fora.

Dia 8 de setembro, pelas 15h00, a Câmara Municipal de Santo Tirso convida a celebrar o mês das vindimas e desfolhadas, na Quinta de Fora. A Casa da Eira é o espaço escolhido para receber a iniciativa “Contos na Eira”, inserida no programa “De Conto a Conto”, promovido habitualmente pela autarquia.

“Contos na Eira” é um projeto enraizado nas memórias dos nossos avós e vivo no coração dos netos. Pretende avivar os momentos de convívio de outrora através da transmissão oral de contos populares portugueses, de lengalengas, provérbios, preces, adivinhas e canções tradicionais.

Num cenário alusivo a trabalhos numa eira, cada narrador apresenta um conto tradicional português. Na transição entre cada ponto, são cantados temas de diversas regiões do país e apresentadas lengalengas, provérbios, preces ou adivinhas do cancioneiro popular português.

A iniciativa tem a duração de 60 minutos, e destina-se ao público em geral. Inscrições através do e-mail biblioteca@cm-stirso.pt

Comentários