HOME Cultura
Ecos da Cave regressam na Festa de São Bento

Pela primeira vez, o programa das Festas de S. Bento, em Santo Tirso, conta o nome de um artista internacional.  O mítico grupo inglês “The Stranglers” sobe ao palco dia 10 de julho, véspera do feriado municipal. Ao cartaz de concertos juntam-se D.A.M.A., Mia Rose, Ecos da Cave e Gisela João. A marcar as festas, entre 6 e 11 de julho, o programa contempla ainda o “Arraial dos Carvalhais” e o “Há Baile no Largo”, numa edição que contará com sessões de videomapping e um Teatro Bus como grandes novidades.

Uma viagem no Teatro Bus, pelos principais pontos da cidade onde irão decorrer as atividades festivas, assinalou esta terça-feira a apresentação oficial das Festas de São Bento 2017. Entre 6 e 11 de julho, Santo Tirso será o palco de muita música e animação, naquela que é considerada uma das maiores romarias da zona norte.

“As Festas de São Bento são cada vez mais um ponto de atração para os turistas, para visitantes de outros municípios, e por isso mesmo continua a ser para nós, enquanto Câmara Municipal, uma forte aposta. Este ano, quisemos dar o primeiro passo na internacionalização, trazendo os “The Stranglers”, revelou Joaquim Couto, presidente da Câmara de Santo Tirso.

O grupo inglês, bem conhecido pelos singles “Always the Sun”, “Golden Brown” e “No More Heroes”, atua no dia 10 de julho, depois de um regresso mais do que esperado pela população do Município. O grupo de Santo Tirso Ecos da Cave sobe ao palco, para comemorar os 30 anos da sua formação.

“É com um grande orgulho que vamos ter os Ecos da Cave a atuar nas Festas de S. Bento. Será, com certeza, um momento memorável para quem vai assistir e para o grupo que vai atuar”, enalteceu Joaquim Couto.

Ao cartaz dos concertos, juntam-se no dia 7 de julho as atuações de Sylvia e 4 Men’s e dia 8 de julho Mia Rose e D.A.M.A, todos na Praça 25 de Abril.  Dia 11 de julho, Gisela João encerra as festas na Quinta de Fora.

Durante seis dias, a festa faz-se por diferentes espaços da cidade. Entre as novidades está a sessão de videomapping no Largo Abade Pedrosa, que terá lugar no dia 9 de julho, pelas 22h00, 23h00 2 24h00, num espetáculo que junta projeção de vídeo na fachada do Mosteiro de S. Bento, com música do Coro dos Pequenos Cantores de Santo Tirso.

Outra das novidades desta edição é o Teatro Bus, um autocarro com paragem marcada na Praça General Humberto Delgado, que pretende cativar e tornar a “praça do teatro” num local de passagem obrigatória e imprescindível dos que se deslocarem às Festas de São Bento 2017.

“DJ’S NO HÁ BAILE NO LARGO”

Nos primeiros quatro dias de romaria, a festa prolonga-se noite dentro, e vai até ao Largo Coronel Batista Coelho. Grande atração dos últimos anos para munícipes e visitantes, a iniciativa junta várias gerações, e promete madrugadas de festa com muita música, DJ’s e a colaboração dos bares do concelho. DJ D’Machine, DJ Tonny, Meninos do Rio, Dj Tonny Bianchi, Pedrinho K, Los Bravos DJ Vitor Oliveira são os protagonistas.

Durante todo o programa de romaria, o convívio também se faz no arraial da Praça dos Carvalhais, onde diferentes associações do concelho se juntam para promover o melhor dos comes e bebes da região. Ao arraial também não falta a música, com folclore, dança e tunas, atividades protagonizadas por diferentes associações do município.

A desfilar pela cidade andará tradicional arruada de bombos do concelho, no primeiro dia de festa, com a participação de quase uma dezena de grupos. Outra das grandes atrações é a “Praça Colorida”, situada na Praça Conde de São Bento, que com diferentes materiais e uma temática surpresa prima pela sua genialidade.

Conhecidas também pelos seus estonteantes espetáculos de fogo de artifício, as “Festas de São Bento”, terão uma sessão de fogo piromusical no dia 07 de julho, à meia noite, na Praça 25 de Abril. Na segunda, dia 10, há sessão de fogo de ar e cachoeira na ponte sobre o rio Ave, um dos momentos altos da edição.

Todos os dias, a alvorada festiva marca o sinal para a festa, todos os dias, pelas 09h00. O caráter religioso da romaria não é esquecido, com diferentes atividades ligadas ao padroeiro da cidade, São Bento. No domingo, dia 9 de julho, haverá Missa Dominical pelas 09h00, 12h00 e 19h00, no histórico Mosteiro de São Bento (Igreja Matriz). Dia 11, dia do padroeiro, há peregrinação a São Bento, pelas 05h00, com missas em honra do Santo pelas 06h00, 08h00, 10h00 e 12h00. A missa solene decorre pelas 19h00.

Para além do programa oficial, durante todos os dias terão ainda lugar várias atividades paralelas. Para os amantes do desporto, o “São Bento a Mexer” integra uma Caminhada de São Bento, uma Milha Urbana, um Rally Paper, um Concurso de Pesca e ainda um Campeonato de Columbofilia. De um ponto de vista mais cultural, a iniciativa “+ S. Bento” convida a visitar uma Exposição de Colecionismo sobre S.Bento e ainda uma Feira de Colecionismo e Antiguidades.

O programa completo das Festas de São Bento pode ser consultado em www.cm-stirso.pt .

Comentários