Sociedade
Multidão de jovens celebraram Dia Diocesano da Juventude no Santuário da Assunção

Sob o mote, “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, decorreu em Monte Córdova, mais propriamente no Santuário de Nossa Senhora da Assunção,o Dia Diocesano da Juventude 2017.

A iniciativa teve lugar no passado sábado, 8 de abril e contou com com a presença de D. António Francisco dos Santos,Bispo do Porto, que presidiu às cerimónias religiosas.

O Dia começou com o acolhimento aos participantes, Capela de Santa Cruz em Burgães e na Igreja Paroquial de Monte Córdova. De seguida foi feita a peregrinação ao Santuário, onde pelas onze horas decorreu a Eucaristia presidida por D. António Francisco.

Depois do Almoço saboreado nas belas imediações do Santuário, a parte da tarde foi passada na Fabrica de Santo Thyrso, com várias atividades culturais e recreativas, com workshops, um tempo de animação e um concerto com organização do Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil.

Na sua intervenção, D. António Francisco realçou “a família, a escola, e a paróquia”, enquanto “lugar natural de missão” dos mais novos, e incentivou-os a “construir tempos novos, na fidelidade à memória do passado e à sabedoria do caminho já feito pelos pais e avós”. “Mas parti, decididos a sonhar os sonhos novos de Deus que nos desenhem os caminhos abertos ao futuro da Igreja do Porto, neste trilho sinodal que convosco queremos percorrer”, acrescentou o bispo, em alusão ao Sínodo dos Bispos que vai ter lugar em outubro de 2018 em Roma.

By: Luis Filipe Maia