Sociedade
Redução na tarifa da água em Santo Tirso atinge os 15 por cento

A partir deste mês, a tarifa variável da água em Santo Tirso vai descer para toda a população do concelho. As negociações levadas a cabo pela Câmara Municipal com a Indaqua resultaram numa redução de 15 por cento para o 1º e 2º escalões, 11 por cento para o 3º e cinco por cento para o quarto escalão.

As mudanças vão já ocorrer na fatura que os consumidores de água do concelho de Santo Tirso vão receber em maio, referente ao mês de abril.  A Câmara conseguiu aumentar ainda mais a redução prevista em janeiro, numa medida de caráter geral e universal, para toda a população.

“Foi uma negociação intensa que, essencialmente, teve como preocupação reduzir a tarifa varável da água. Conseguimos ir ainda mais longe, diminuindo o valor em 15 por cento para as pessoas abrangidas pelo 1º e 2º escalões”, congratula-se o presidente da autarquia, Joaquim Couto.

O acordo alcançado com a Indaqua de Santo Tirso/Trofa só foi possível graças ao investimento que irá ser feito pela Câmara de Santo Tirso, no valor de 280 mil euros. Até ao final do ano, explica Joaquim Couto, a autarquia “vai assegurar a comparticipação das reduções estipuladas para os agregados familiares de Santo Tirso”.

Uma medida, acrescenta, que se insere num conjunto de políticas levadas a cabo pelo atual executivo, “com vista a aliviar o orçamento das famílias”.

Assim, depois de ter conseguido garantir o não aumento da tarifa variável da água no início de 2017, a Câmara de Santo Tirso assegurou uma redução de 15 por cento no 1º e 2º escalões (mais quatro por cento do anunciado em janeiro); 11 por cento para o 3º escalão; e cinco por cento para o comércio e indústria, inseridos no 4º escalão.

A par desta medida, a Câmara Municipal está a negociar a existência de uma tarifa social, bem como a criação de uma tarifa para as famílias numerosas, que necessitará a aprovação da Entidade Reguladora, que deverá entrar em vigor a partir de 1 de janeiro de 2018.

Recorde-se que em Santo Tirso, ao contrário de outros municípios, a instalação do ramal até 20 metros é gratuito, assim como a instalação do contador.