Sociedade
Vacinação gratuita abrange cinco vezes mais crianças de Santo Tirso

Todas as crianças de Santo Tirso com idade até aos dois anos vão passar a tomar gratuitamente as vacinas Rotarix e Rotateq. A medida da Câmara, integrada no Plano Municipal de Saúde, foi aprovada por unanimidade na reunião do executivo municipal.

A atribuição de vacinas a crianças até dois anos passa a ser universal. Até agora, explicou o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, “apenas as famílias em situação económica e social vulnerável eram abrangidas por esta medida, que é inédita em Santo Tirso”.

Consideramos,  acrescentou, que era possível ir mais longe neste apoio, uma vez que estas vacinas são quase sempre recomendadas pelos pediatras. “Queremos que, a partir de agora, essa mesma medida passe a ter um caráter geral e universal, e que beneficie todas as famílias do município com filhos até aos dois anos”, realçou Joaquim Couto, na declaração politica lida na reunião pública de câmara que decorreu na passada quinta-feira, no Centro Escolar de Arcozelo, em Água Longa.

Com esta medida, a vacinação gratuita na primeira infância vai chegar a cinco vezes mais crianças residentes em Santo Tirso. Esta é apenas uma das medidas inseridas no Plano Municipal de Saúde, que reúne 85 instituições do concelho, nomeadamente juntas de freguesia, o Centro Hospitalar do Médio Ave, Agrupamento de Centros de Saúde Santo Tirso/Trofa, bombeiros, IPSS, Cruz Vermelha, Misericórdia, farmácias, clínicas, óticas, entre outras.

Para o autarca, a vacinação gratuita faz parte de um abrangente pacote de amortecedores sociais, postos em prática pelo executivo municipal desde o início do mandato: “O nosso programa de vacinação constitui um claro sinal de que trabalhamos no sentido de criar condições para promover a natalidade no concelho. Esta é uma contribuição direta para aumentar o rendimento disponível das famílias”.

No âmbito de um Plano Municipal de Saúde único na Área Metropolitana do Porto, o Município de Santo Tirso vai disponibilizar, para além das vacinas gratuitas, um pacote de medidas na área da saúde oral, visual, física, alimentar e mental, destinadas às famílias mais desfavorecidas.

Comentários