Cultura
“Renato Dias Trio” no palco do Centro Cultural Municipal de Vila das Aves

“Renato Dias Trio” é o nome que se segue no cartaz do IX Ciclo de Jazz de Santo Tirso. A banda sobre ao palco do Centro Cultural Municipal de Vila das Aves já no próximo dia 1 de abril, pelas 21h30, e promete uma noite de ritmos revigorantes. Uma iniciativa da Câmara Municipal em parceria com a 1Bigo. A entrada é gratuita.

O IX Ciclo de Jazz de Santo Tirso volta a trazer ao Centro Cultural Municipal de Vila das Aves mais uma noite de boa música. Desta vez, a iniciativa promovida pela Câmara Municipal em parceria com a 1Bigo, traz a palco a banda “Renato Dias Trio”, no próximo dia 1 de abril, pelas 21h30.

Renato Dias apresenta com o seu trio uma seleção de composições originais inseridas no primeiro disco, intitulado “Suspiro”, publicado em janeiro deste ano. O disco visa conquistar ou reconquistar o público na descoberta  pelo prazer na audição do Jazz, quanto mais não seja pela desmistificação e quebra de preconceitos  ou estigmas associados a este estilo musical. Uma mostra da musicalidade em contexto jazzístico e da música improvisada, explorando várias perspetivas do conceito de “Belo”.

Com Renato Dias na guitarra, Filipe Teixeira no contrabaixo e Filipe Monteiro na bateria, o trio transporta-nos para ambientes contemplativos, sonoridades e harmonias delicadas contrastantes com ritmos revigorantes.

Nascido na cidade do Porto em 1976, Renato Dias – licenciado em Jazz pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo – começou por ser músico autodidata e cedo a guitarra se tornou o seu instrumento de eleição. Aos 14 anos formou a sua primeira banda de Rock e desde então participou em diversos projetos musicais tais como os Rockin’eggs, Ergofobia, Sun Spirit e TurboJunkie, entre outros. Inicia em 1999 a sua atividade como músico profissional, gravando em 2002 o disco “High on You” com os Grace.

Quatro anos depois, grava “Disco de Cabeceira” com Paulo Praça com quem edita, já em 2009, o disco “Dobro dos Sentidos”. Com os Soul of Fire grava em 2011 o disco “Pontas Soltas”, participando, em simultâneo, em trabalhos ocasionais de vários géneros musicais, desde a World Music ao Rock, Pop e Jazz. Presentemente é professor de guitarra jazz, compositor, produtor e músico profissional em algumas formações do panorama jazzístico português destacando-se o seu Renato Dias Trio.