Cultura
Manuel Alegre celebra a “Poesia Livre” em Santo Tirso

É o grande homenageado da “Poesia Livre” deste ano, iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso. Manuel Alegre, considerado “o poeta mais cantado” pelos músicos portugueses vai estar, nos dias 24 e 25 de março a celebrar a poesia, em Santo Tirso.

Durante 18 dias, mais de cinco dezenas de atividades compõem, este ano, a programação da iniciativa “Poesia Livre”, sob o mote “E o grito se fez verbo”, em homenagem em Manuel Alegre. Escolas, associações e comunidade em geral foram convidadas pela Câmara Municipal a desenvolver uma série de ações que colocasse Santo Tirso toda a falar de poesia.

Com a “Poesia Livre” de 2017 quase a chegar ao fim, Manuel Alegre estará em Santo Tirso para falar da sua escrita, participando em iniciativas nas escolas, bem como numa sessão solene de homenagem, que terá lugar no dia 25, sábado, pelas 21h30, na Câmara Municipal. 

“Esta é uma iniciativa que abraçamos com grande entusiasmo. Após 40 anos sobre a conquista de abril, e no âmbito de um evento que é denominado “Poesia Livre”, é justo prestar tributo a Manuel Alegre. A sua poesia foi um hino à liberdade, transformando cada palavra num símbolo de esperança e de força para aqueles que resistiam, com persistência e sofrimento, à repressão que se vivia em Portugal antes do 25 de Abril”, explica Joaquim Couto, presidente da autarquia.

 

PROGRAMA:

24 MARÇO

17h00: ASSEMBLEIA: POESIA E CIDADANIA

ESCOLA BÁSICA DA PONTE

PRESENÇA DE MANUEL ALEGRE

21h00: SARAU DE POESIA: POESIA A CORES

ESCOLA SECUNDÁRIA TOMÁZ PELAYO

Declamação de poesia por todos os alunos de todos os ciclos do Agrupamento, com pais, Encarregados de Educação e comunidade do meio local. Contaremos com um convidado especial, Ivo Machado, que musicou vários poemas do poeta homenageado Manuel Alegre e com o mestre de cerimónia António Sousa.

PRESENÇA DE MANUEL ALEGRE

25 MARÇO

21h30: Sessão solene com o poeta Manuel Alegre

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTO TIRSO

 

Comentários