Atualidade
Câmara assinala dia da Proteção Civil

Com o objetivo de assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil, que se comemora a 01 de março, a Câmara Municipal de Santo Tirso tem programado um vasto conjunto de atividades, abertas a todas a população. Conferências, fóruns, simulacros, mostras de meios e recursos ou workshops compõem esta iniciativa, que decorre entre 01 e 04 de março.

A Câmara Municipal de Santo Tirso volta a assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil, com um vasto leque de atividades, que decorrem entre 01 e 04 de março. O arranque das comemorações está marcado para o primeiro dia do mês, com a realização de um simulacro no edifício da Câmara Municipal.

No dia 2, a autarquia assinala a terceira edição da Conferência Municipal de Proteção Civil, este ano sob o tema Gestão de Risco. A iniciativa, que decorre no Salão Nobre da Câmara Municipal, pelas 09h00, contará com um painel de investigadores e especialistas nesta temática, marcado pela presença do Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes.

Dia 3 de março, o “Fórum Educação para o Risco” promete envolver a comunidade educativa no tema “Educação para a Cidadania e Promoção de uma Cultura de Segurança: Experiências e Estratégias”. Esta iniciativa destina-se apenas a professores do concelho, e integrará palestras, trabalhos em grupo, e um workshop.

Atração habitual nesta iniciativa da autarquia, a Mostra de Meios e Recursos estará aberta ao público nos dias 3 e 4 de março, dividida entre o átrio da Câmara Municipal e a Praça 25 de abril. Entre as diferentes ações previstas, a mostra contará com a atuação dos Clubes da Proteção Civil do município, workshops, palestras de sensibilização e exercícios de resgate.

O último dia de comemorações, 4 de março, contará, entre outras atividades, com uma iniciativa de sensibilização para incêndios domésticos e um desfile de viaturas.Durante os quatro dias da iniciativa, terão lugar atividades permanentes, nomeadamente um simulador de capotamento, simulador de taxa de alcoolemia, exposição de meios e viaturas e ainda de trabalhos dos diferentes Clubes de Proteção Civil de Santo Tirso.

As inscrições para a conferência são gratuitas mas obrigatórias, e podem ser feitas até dia 28 de fevereiro, através do site http://santotirso.pt/diapcivil/, assim como as inscrições para os workshops.

O programa de atividades completo pode ser consultado em www.cm-stirso.pt .