Cultura
Fábrica de Santo Thyrso com casa cheia na grande final da MODATIRSO

Mais de três mil pessoas encheram a Fábrica de Santo Thyrso no último sábado, para assistir à Grande final da terceira edição do Modatirso. Diva Martins e Vasco Moreira são os novos “rostos” do concelho, eleitos numa noite marcada não apenas pela moda, mas também por música, dança e muito glamour.

Moda e inovação juntas, num espaço criativo de referência nacional. A Fábrica de Santo Thyrso foi o palco da Grande Gala final do Modatirso, que reuniu, no passado sábado, mais de três mil pessoas. Diva Martins, da EB 2,3 da Agrela, e Vasco Moreira, da Escola Secundária Tomaz Pelayo, são os novos “rostos” do concelho.

“É uma sensação espectacular, nunca pensei chegar até aqui, ser escolhida entre milhares. É importante nunca desistir, continuar sempre a sonhar e a lutar”, explicou aos jornalistas a grande vencedora.

O vencedor, Vasco Moreira, também não escondeu a euforia. “É uma sensação muito precoce ainda, estou sem palavras. Não estava à espera, eram todos concorrentes muito fortes, muito equilibrados, com ambição, e foi uma iniciativa que decorreu muito bem”.

Para o presidente da Câmara, Joaquim Couto, esta é uma iniciativa que projeta o concelho a nível nacional. “Este foi, mais uma vez, um grande espetáculo. Santo Tirso está na moda, e esta iniciativa faz com que estes jovens saiam daqui mais valorizados. Com este evento pretendemos, acima de tudo, promover sinergias na área da moda. É uma forma de ajudar, não só na promoção da indústria têxtil, mas também a criação de emprego qualificado, com novas carreiras profissionais associadas à moda”.

Depois de vários castings realizados nas escolas do município, os vinte finalistas enfrentaram, pela primeira vez, o desafio de desfilar numa grande passerelle, sob o olhar atento de um painel de jurados de excelência. Elsa Barreto, Frederico Martins, Manuel Serrão, Ana Sousa e Katty Xiomara foram alguns dos presentes.

Promovida pela Câmara Municipal em parceria com a agência ONE Models, a iniciativa celebra já a sua terceira edição. “Correu muito bem. Embora os candidatos fossem muito novos portaram-se à altura, o júri esta felicíssimo, gostou imenso da gala e de todo o evento por isso não podia ter corrido melhor”, congratulou-se Célia Machado, directora da ONE Models.

Os jovens manequins desfilaram peças dos jovens criadores portugueses Eduardo Amorim, Carolina Machado e Pedro Neto. Em destaque estiveram também as peças arrojadas da jovem criadora espanhola Ara de Rey, que marcou presença pela primeira vez numa gala do Modatirso.