Geral
PCP reuniu com Conselho de Administração do Médio Ave, Unidade Hospitalar de Santo Tirso

transferirUma delegação do Partido Comunista Português, de que fez parte a deputada Ana Virgínia Pereira, acompanhada de elementos da Comissão Concelhia de Santo Tirso do referido partido reuniu-se, na hoje, segunda-feira, 09 de janeiro de 2017, com representantes do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Ave, Unidade Hospitalar de Santo Tirso.

Esta iniciativa, inserida no acompanhamento/contacto que o PCP mantém no distrito do Porto com instituições que prestam serviços públicos, designadamente. no âmbito da saúde, teve em particular atenção o período que ora se atravessa, em que os hospitais são chamados a uma fortíssima atividade assistencial, com crescente número de utentes a recorrerem aos seus serviços, nomeadamente aos serviços de urgência.

Tal situação é agravada no caso da Unidade Hospitalar de Santo Tirso, por um depauperamento de recursos humanos e materiais a que não pode ser alheio o subfinanciamento do SNS levado a cabo por diferentes governos, com gravidade excecional por parte do anterior governo PSD/CDS.PP.

Salienta-se, ainda, ter sido a Unidade Hospitalar de Santo Tirso, alvo de uma tentativa de entrega à Misericórdia, situação geradora de instabilidade e até abandono das exigidas requalificação de infraestruturas e adequação dos recursos humanos.

O Conselho de Administração transmitiu o seu empenho no sentido de melhorar as condições de saúde oferecidas por esta Unidade Hospitalar.

Com efeito, a área de recursos humanos foi reforçada, abrangendo todos os grupos profissionais, ainda que seja necessário completar o quadro, para o que estão a decorrer concursos.

No que se refere aos equipamentos, apesar da já efetuada aquisição de alguns e reparação de outros, existe, ainda, uma reconhecida carência.

Foi referido que algumas obras mais urgentes de reabilitação física do bloco de cirurgia de ambulatório foram já realizadas.

A perspetiva de investimentos mais profundos, envolvendo novos projetos, foi também abordada pelo Conselho de Administração, no sentido de dotar de mais e melhores condições de saúde e de bem-estar para a população utente da Unidade Hospitalar de Santo Tirso.

Sempre o PCP pugnará por mais e melhor saúde, levando às últimas consequências a luta na defesa de um Sistema Nacional de Saúde público e de qualidade.

Santo Tirso, 9 de janeiro de 2017

Comentários