Cultura
Vila das Aves festejou Santo André

15401125_10202468384427444_5968220105143404283_nDe 30 de Novembro a 4 de dezembro decorreram em Vila das Aves as tradicionais festividades em honra de Santo André de Sobrado.

Com um vasto programa religioso e profano, as celebrações iniciaram -se no dia 3o de novembro dia de Santo André, com  a realização de uma Eucaristia ao fim da tarde, sendo que pelas 20.30, teve lugar uma «Desgarrada» interpretada pela  jovem Cristiana Sá e Augusto Moreira, que muito divertiu as dezenas de presentes, terminando com fogo de artificio.

Os dias seguintes, 01 e 02 de dezembro (quinta e sexta), foram preenchidos apenas com música ambiente.

No sábado, apesar da chuva intermitente, assistiu-se a uma noite de folclore, onde esteve dignamente representado pelos dois grupos de Vila das Aves, o Etnográfico e o de Santo André, que juntamente com o grupo de música popular «Tuna Tina» que intercalou entre os dois ranchos, proporcionaram a todos os presentes, uma noite interessante das raízes da nossa terra, terminando com nova sessão de pirotecnia.

No domingo, ultimo dia das festividades, houve nova eucarisia pelas 10 horas, sendo que no final foi anunciada a comissão para o ano 2017, que se vai pautar pela continuidade da presente comissão.

Da parte da tarde teve lugar o ponto alto destas celebrações, com a majestosa Procissão em honra de Santo André, que percorreu as redondezas da Capela, sempre presenciada por uma moldura humana impressionante.

Nota para as presenças da autarca local, Elisabete Faria, bem como do vereador do município de Santo Tirso, Tiago Araújo e a deputada Andreia Neto.

No local a Comissão de Festas anunciou que vai dar prioridade à restauração da capela, que se vem degradando ao longo dos anos e que precisa de uma rápida e urgente intervenção.

Para dar seguimento a este intento, a comissão solicitou a colaboração de todos comerciantes, industriais e população em geral, além de ter já a promessa de Emigrantes Sobradenses, em disponibilizar uma verba para as obras, assim como de empresários do concelho e claramente a disponibilidade já demonstrada da CMST. A comissão acredita que, para o ano irá fazer uma grande festa, com a inauguração da capela renovada.

As festas viriam a terminar com uma sessão de fogo nunca vista na festa de Santo André, fechando com chave de ouro, uma semana onde Sobrado foi o centro de Vila das Aves.