Atualidade
XI Semana Gastronómica do Capão à Freamunde de 1 a 13 de dezembro

15230733_1256846754381782_4419431031797570789_nA semana gastronómica vai decorrer de 1 a 13 de dezembro na cidade de Freamunde, no concelho de Paços de Ferreira.

Esta iniciativa, que visa a promoção do capão, registou este ano o maior número de restaurantes aderentes, desde sempre, e bateu todos os recordes com 13 restaurantes inscritos para o concurso gastronómico que confere ao vencedor o prémio do melhor Capão à Freamunde.

O prémio será entregue no dia 12, na exuberante Quinta do Pinheiro, em Freamunde, durante o jantar de Gala promovido pela Associação de Jovens Ao Futuro (AJAF), com o apoio da Confraria do Capão, da Associação de Criadores de Capão e da Junta de Freguesia de Freamunde.

O jantar de gala reúne à mesma mesa vários apreciadores deste pitéu, estudiosos da gastronomia portuguesa, convidados de Confrarias, produtores e gastrónomos, e personalidades estrangeiras que se deslocam à Capital Europeia do Móvel para da saborearem um “manjar dos deuses”.

No dia seguinte ao Jantar de Gala, domingo dia 13 de dezembro, realiza-se a tradicional Feira de S. Luzia, vulgarmente conhecida por “Feiras dos Capões”. Vários produtores de galináceos participam no concurso de melhor capão vivo, uma ocasião única para serem apreciados diversos exemplares de rara beleza, alguns exibindo um soberbo porte físico. Este concurso visa, fundamentalmente, incentivar os criadores de capão a manterem viva esta tradição de Freamunde.

A certificação do Capão à Freamunde, com a denominação de Indicação Geográfica Protegida (IGP), pela Comissão Europeia, tem levado a Autarquia de Paços de Ferreira a apostar na promoção desta ave além-fronteiras.

A conferência de imprensa e apresentação da XI Semana Gastronómica do Capão à Freamunde contou com a presença do Chef Pedro Lemos, um dos mais destacados Chef´s portugueses, recentemente galardoado Estrela Michelin – e nomeado embaixador do Capão à Freamunde.

Estiveram ainda presentes a Dra. Rosário Machado, directora da Rota do Românico, também este ano nomeada embaixadora do Capão à Freamunde, Fernando Melo, critico e gastrónomo de referência nacional e Embaixador Honorário do Capão à Freamunde, Raimundo Durão representante da Confraria do Capão, Rui Carneiro presidente da Associação Empresarial de Paços de Ferreira, Ricardo Graça, da Associação de Criadores de Capão e Carlos Costa da Associação Jovens ao Futuro.

Na conferência de imprensa participou o Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Dr. Humberto Brito, e a Presidente de Junta de Freguesia de Freamunde, Dra. Armanda Fernandez .

O Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira lembra que “a certificação registada por Bruxelas foi um passo importante na internacionalização da marca Capão à Freamunde e ajuda à promoção turística e de negócio”.

O Presidente Humberto Brito deseja que o capão passe a ser uma especialidade da gastronomia portuguesa consumida fora da época sazonal do Natal e presença regular e de excelência à mesa, em todo o país.

Comentários