Atualidade
Palestra sobre “Liberdade de Imprensa em Santo Tirso” marcada pela ausência dos Órgãos de Comunicação Social locais

img_3377A liberdade de expressão é um direito constitucional, porém aparentemente em Santo Tirso, a sua aplicabilidade já teve melhores dias, pois atualmente ao que parece, alegadas barreiras impedem que a mesma seja exercida.

Na ultima quinta feira, 24 de novembro o tema esteve em cima da mesa, em mais uma Palestra/Debate, promovida pelo Jornal Noticias de Santo Tirso, que ao longo deste ano tem vindo a dinamizar diversas iniciativas do género direcionadas a várias temáticas, no entanto todas elas com um denominador comum, Santo Tirso.

Desta vez o local escolhido para debater a “Liberdade de imprensa no concelho de Santo Tirso”, foi o auditório do novo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso(vermelhos).

Perante uma numerosa plateia, onde destacamos a ausência dos Órgãos de Comunicação Social locais,  o debate moderado por Oliveira Geão teve como palestrantes, os Diretores Editoriais do NOTÍCIAS DE SANTO TIRSO e do ECOS DE NEGRELOS, respetivamente Augusto Pimenta e Henrique Pinheiro Machado.

O Diretor do Ecos de Negrelos foi o primeiro a usar da palavra, começando por recordar que este tema foi por ele sugerido numa outra palestra, pois em seu entender era urgente “debater a liberdade de imprensa, que em Santo Tirso não existe”.

Seguidamente Henrique Pinheiro Machado, fez um resenha histórica dos direitos de expressão, partindo depois a um ataque cerrado à Câmara Municipal de Santo Tirso.

A intervenção de Augusto Pimenta, começou com o facto de todos os Órgãos de Comunicação Social de Santo Tirso terem sido convidados e só nós (Jornal o Cordovense)termos estado presentes, reconhecendo que este é um tema “bastante incomodativo”.

O Diretor Editorial do Notícias de Santo Tirso seguiu a mesma linha do seu colega palestrante e considerou que “em Santo Tirso é muito difícil fazer jornalismo”.

Intervenções:

Henrique Pinheiro MachadoEcos de Negrelos

img_3375

Augusto PimentaNotícias de Santo Tirso

img_3378

Da nossa parte Jornal o Cordovense, acedemos com agrado ao convite que o jornal Noticias de Santo Tirso nos enviou, assistindo ao debate sem intervir. Sobre o relacionamento com a Câmara Municipal resta-nos salientar que sempre recebemos convites e notas de imprensa do seu Gabinete de Comunicação e nunca nos foi negado acesso a informação e a mesma sempre nos foi cedida quando por nós solicitada.

Também nunca fomos pressionados de forma alguma relativamente à nossa Linha Editorial nem aos  conteúdos por nós publicados.

O facto é que só o Jornal o Cordovense esteve presente nesta Palestra/Debate, e a ser verdade as acusações que estes dois colegas lançaram, ficou no ar uma questão, há ou não “mordaça” em Santo Tirso?

By: Luis Filipe Maia

img_3386

 

 

Comentários