HOME Cultura
“Os Cordovenses” organizaram com sucesso mais um Festival de Bombos

Decorreu este domingo, em Monte Córdova mais um Festival de Bombos, promovido pela Associação Cultural Popular de Bombos e Concertinas Os Cordovenses.

O certame, que já vai na 17ª edição teve lugar na sede desta coletividade (Desativada escola de Redundo) e para além da Associação anfitriã, contou com a presença de mais quatro Grupos de Bombos da região que se associaram a esta iniciativa.

Pelas 15h30 teve lugar o Desfile com todos os grupos participantes, com início no Largo de redundo em direção à sede, onde Valdemar Santos, chamou um a um ao palco para fazerem as respetivas apresentações. Seguidamente teve lugar a cerimónia protocolar de entrega de lembranças, que contou com as presenças de dirigentes dos Cordovenses, entre os quais o Presidente, Mário Carneiro. Andreia Correia e Manuel Ferreira, respetivamente, presidente e tesoureiro da Junta de Freguesia de Monte Córdova, também foram chamados ao tabuado para a entrega de lembranças.

Mario Carneiro, começou por saudar e dar as boas vindas aos grupos que vieram de fora, agradeceu a sua presença e salientou as dificuldades que teve para conseguir manter esta iniciativa, no entanto resalvando que enquanto for ele o dirigente máximo tudo fará para a sua continuidade.

Por seu turno, a autarca de Monte Córdova, também deu as boas vindas aos grupos, vincou a importância das nossas associações e embora não seja habitual da sua parte utilizar estas iniciativas para dar esclarecimentos das decisões tomadas pelo executivo da Junta a que preside, desta vez abriu um exceção para esclarecer a população relativamente ao apoio manifestado ao novo presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, juntamente com todos os presidentes de junta do concelho. A presidente cordovense relembrou a importância de manter o trabalho até aqui efetuado, pois naturalmente começar agora do zero seria um grande retrocesso e demonstrou disponibilidade para ouvir a população.

Depois de terminados os discursos da praxe, os grupos subiram a tabuado um a um e mostraram os seus dotes à grande moldura humana presente, começando o grupo anfitrião, seguindo-se depois o Grupo de Bombos Santa Maria de Lamoso, Grupo Amigos do Bombo de Refojos, Grupo de Zés Pereiras de Barcelinhos e o Grupo Sons com Bombos de Ermesinde.

Mas nem só de bombos se fez este 17º Festival. No dia anterior, sábado, 8 de junho a Associação Cultural Popular de Bombos e Concertinas Os Cordovenses, promoveram a “Noite da Tasca” uma iniciativa que serviu para angariação de fundos para a coletividade, com um serviço de bar com Porco no Espeto e que também contou com as atuações de Francisco Costa e a Banda Charanga, bem como de Marco Martins.

Andreia Correia, também marcou presença nesta iniciativa, desta feita acompanhada por Tiago Araújo, Vereador da Autarquia de Santo Tirso.

Comentários