HOME Atualidade
Câmara reúne parceiros estratégicos na área empresarial

FORMAÇÃO E TALENTO FORAM OS TEMAS CENTRAIS DO PRIMEIRO ENCONTRO DO CONSELHO EMPRESARIAL

Foram apresentados, na passada terça-feira, os 65 membros do Conselho Empresarial Estratégico do Município de Santo Tirso. Dividido em nove grupos de trabalho, este órgão consultivo é composto por empresas, unidades de ensino e stakeholders estratégicos. A adequação da oferta de talento à procura das empresas foi o tópico principal subjacente ao encontro.

Anunciado na Gala Invest Santo Tirso, o Conselho Empresarial Estratégico foi formalmente apresentado, em cerimónia realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na passada terça-feira. Órgão consultivo, com encontros semestrais, tem como objetivo impulsionar a dinamização económica do conselho, através de sinergias entre o poder público e privado.

Joaquim Couto, presidente da autarquia, explicou, na sessão, que o “Município quer consolidar o boom empresarial dos últimos cinco anos.” Segundo o autarca, “é fundamental adequar as politicas públicas às necessidades das empresas, e para isso precisamos de desenvolver uma grande proximidade a estas, perceber as suas necessidades e objetivos”.

O Conselho Empresarial Estratégico divide-se em nove grupos de trabalho, com oito destes a corresponderam aos principais setores de atividade do município. O grupo de trabalho do Posicionamento e Promoção Internacional é composto por empresas de diversos setores, com forte notoriedade e vocação exportadora.

Temas centrais da atividade económica atual, a formação e a atração de talento foram os tópicos subjacentes à discussão. Requalificar os desempregados para áreas com forte procura e adequar a oferta formativa às necessidades de qualificação das empresas são os objetivos do Município, que pretende conectar o tecido empresarial às unidades de ensino.

O Conselho Empresarial Estratégico reunirá agora de forma descentralizada, através dos grupos de trabalho, com uma periodicidade semestral.

Comentários