Sociedade
Associação de Solidariedade Social de Areias vai ter nova estrutura residencial

Mais camas e espaços acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida ,num projeto do gabinete de arquitectura ad quadratum arquitectos

Em breve, a STASSA – S. Tiago Associação de Solidariedade Social de Areias, em Santo Tirso, oferecerá mais qualidade de vida e conforto aos idosos do concelho. A unidade residencial desta instituição está a ser ampliada. O projecto, da autoria do gabinete de arquitectura ad quadratum arquitectos, neste momento na 2ª fase, decorre a bom ritmo. «É propósito deste projecto estabelecer as condições para a plena integração e respeito pelo cidadão utente deste edifício, nomeadamente aqueles que se encontrem em regime de residência permanente.» – garante o Arquitecto responsável, José António Lopes.

Até ao momento, foram realizadas diversas fases de construção alicerçadas em torno de um edifício pré-existente, com relevância histórica para a comunidade local. A intervenção consiste, genericamente, na construção de um novo edifício, adjacente ao complexo atual, e destinado, maioritariamente, à ampliação da valência residencial da instituição, de modo a assegurar as valências e as funções orgânicas em funcionamento na instituição.

UM ESPAÇO MAIS ACESSÍVEL

Quando as intervenções finalizarem (prevê-se que aconteça até finais de 2019), a STASSA oferecerá mais 18 novas camas e será mais acessível: permitirá o uso do edifício a todos e quaisquer cidadãos com deficiência ou não, na qualidade de utente ou em regime de prestação de serviços, evitando, assim, todas as barreiras arquitectónicas à mobilidade condicionada, promovendo os princípios de autonomia e independências funcional, um dos valores do gabinete de arquitectura.

LOCALIZAÇÃO

A empreitada localiza-se na área central da freguesia de Areias, com o prédio confrontante a poente, onde se encontra sediada a instituição. O terreno objecto da intervenção era, em grande parte, logradouro de uma habitação unifamiliar devoluta, extrema nascente deste, apresentando-se plano e nivelado, sem grande coberto vegetal.

O novo edifício tem uma área bruta de construção de 860,6 m2, apresentando-se como complementar da orgânica e organigrama funcional da unidade principal existente, que após esta acção de emparcelamento, resultará num novo prédio consolidado de 1.263 m2 e com três pisos.

O gabinete ad quadratum arquitectos assume: “potenciar o uso e usufruto da estrutura construída equipada, potenciado o grande capital humano e a experiência da instituição com a comunidade utente, elevando o nível de serviço e complementando-o com o reforço da valência residencial, necessidade há muito sentida como urgente, minorando as grandes carências sentidas e documentadas”.

STASSA – S. Tiago, Associação de Solidariedade Social de Areias

A S. Tiago, Associação de Solidariedade Social de Areias é uma instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), na freguesia de Areias, no concelho de Santo Tirso. Surgiu da necessidade de dar resposta a carência social, ao nível da Terceira Idade, nas freguesias de Areias, Palmeira, Sequeirô e Lama.

A instituição foi constituída em 26 de novembro de 1996, por um grupo de fundadores e foi reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública a 3 de março de 2000. A 28 de fevereiro de 1997, a Junta de Freguesia de Areais doou o edifício devoluto da antiga escola primária, hoje a sede da STASSA, onde funcionam as valências de Centro de Dia e Apoio Domiciliário. Trabalha com o intuito de minimizar os efeitos de exclusão social, através da prestação de serviços no âmbito do apoio social.

Um gabinete com história e provas dadas

Quase a completar 20 anos, a ad quadratum arquitectos demarca-se pela experiência na arquitectura industrial. O gabinete conjuga a sólida formação de todos os colaboradores, com uma vasta e diversa prática profissional regulada em todos os projectos e obras, por uma postura distinta e orientada para a qualidade.

Com a sua referência à “Escola do Porto”, José António Lopes assina uma prática de rigor na qualificação e organização do espaço e na articulação de diversas escalas de trabalho, desde o ordenamento do território ao planeamento de pormenor, do edifício, ao design de mobiliário urbano e de objectos. José António Lopes é também consultor com experiência em programas de cooperação/ferramentas de financiamento.

Suportada na experiência, mas também na formação e investigação, a intervenção em edifícios e conjuntos de Interesse Patrimonial e Património Classificado, tem sido uma prática conjugada com a reabilitação urbana, o urbanismo e o planeamento territorial. Prática consolidada em vertentes muitos específicas da arquitectura, que requerem conhecimentos teórico-científicos aliados à experiência de 20 anos de projecto.

José António Lopes, licenciado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto há mais de vinte anos e com pós-graduação em Estudos Avançados em Património Arquitectónico, lidera uma equipa de profissionais que encara o exercício da arquitectura enquanto disciplina condicionada por valores, onde a arte e a técnica do projectar / edificar estão ao serviço do homem e do ambiente.

O gabinete tem sede em Famalicão e escritório em Felgueiras, laborando em todo o território nacional.