Sociedade
Dia Mundial da Criança assinalado com Passeio de bicicleta

INICITIVA SURGE NO ÂMBITO DO PROGRAMA “CICLISMO VAI À ESCOLA”

Em Santo Tirso, o Dia Mundial da Criança será assinalado com um passeio de bicicleta para pais e filhos, numa iniciativa que envolve o programa o “Ciclismo vai à escola”, ultrapassando, assim, os portões dos estabelecimentos de ensino.

A manhã de 1 de junho será passada entre bicicletas com um conjunto de iniciativas que as promovem, por um lado, como meio de transporte, fomentando o uso das ciclovias e a adoção da mobilidade suave e, por outro, incentivam a prática de exercício físico como forma de diminuir o sedentarismo e a obesidade infantil.

Depois do sucesso que tem sido o projeto do “Ciclismo vai à Escola”, que tem durante todo o ano letivo ensinado centenas de alunos do 1º Ciclo a andar de bicicleta, o objetivo, como explica o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, “é promover o uso da bicicleta junto de toda a comunidade”.

O ponto de encontro está marcado para as 9h00 na Praça 25 de Abril e a manhã será recheada de atividades até às 12h30. Estão previstas duas gincanas com 30 bicicletas disponíveis para utilização, assim como técnicos devidamente formados para prestar auxílio.

O passeio, que irá colocar pais e filhos lado a lado num percurso com pouco mais de dois quilómetros, tem saída da Câmara Municipal e passagem por alguns dos pontos centrais da cidade como a Avenida Sousa Cruz, a Rua das Rãs e a Rua dos Carvalhais.

Para além disso, está ainda prevista uma exibição de trial bike que vai deixar os fãs de acrobacias deliciados, bem como uma exposição de equipamentos profissionais que dará a conhecer todos os detalhes do autocarro da equipa e das bicicletas das equipas profissionais W52/FC Porto e Radio Popular/Boavista.

Esta iniciativa, promovida pela Câmara de Santo Tirso, resulta de uma parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo e a Próxima Nature Adventures.