Cultura
Briquedo tradicional português exposto em Vila das Aves

DE 1 A 30 DE JUNHO, NO CENTRO CULTURAL MUNICIPAL DE VILA DAS AVES

O Centro Cultural Municipal de Vila das Aves terá em exposição, durante o mês de junho, uma centena e meia de brinquedos tradicionais que integram os espólios de Júlio Penela e da Junta de Freguesia de Alfena.

Quer proporcionar aos mais novos uma viagem ao passado e trazer aos mais velhos as boas memórias de outros tempos. O Centro Cultural Municipal de Vila das Aves vai ter, em exposição, brinquedos de todas as cores e formatos, que exploram materiais como a madeira, a chapa e o plástico.

Os espólios de Júlio Penela, herdeiro da Pepe Jato, uma das mais antigas e importantes empresas de produção de brinquedos, e da Junta de Freguesia de Alfena são o ponto de partida da exposição. A eles junta-se Manuel Moreira da Silva e a família Moura, oriundos da freguesia de Ermesinde, que acrescentam valor à exposição com peças de folha de flandres, pasta de papel e plástico.

Em paralelo, são promovidas um conjunto de oficinas destinadas às escolas e grupos organizados, mediante marcação prévia. A inscrição é gratuita e pode ser feita através do emailservicoeducativo@cm-stirso.pt ou do telefone 252 833 428. A exposição estará patente até 30 de junho e tem entrada livre.