Sociedade
Segunda mostra de educação e formação visitada por centenas de alunos

Stands, palestras de orientação vocacional e testemunhos de sucesso de ex-alunos foram algumas das apostas da Mostra de Educação e Formação que decorreu quinta e sexta-feira na Fábrica de Santo Thyrso e que pretendeu dar a conhecer aos alunos do Município as diferentes opções educativas.

Várias faculdades, escolas e outras instituições ligadas ao ensino marcaram presença na segunda edição da Mostra de Educação e Formação, dando a conhecer a oferta que têm disponível. A abertura, que decorreu na quinta-feira, esteve a cargo do presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, que reforçou a importância da escola “na formação cívica dos cidadãos”.

Empenhado em construir uma “sociedade mais justa e mais participativa”, o presidente da Câmara apelou aos jovens para apostarem na sua formação e aos pais “para que deixem os jovens decidir por si e seguir as suas vocações”: “Temos aqui mais de 40 stands com instituições públicas, privadas, ensino superior, técnico, profissional. Queremos que as pessoas percam o estigma relativo a determinados tipos de ensino. Toda a formação é boa, toda a formação traz conhecimento e não devemos impor aos jovens a escolha de profissões ditas convencionais quando há um mundo de opções que vão para além daquelas que conhecíamos há 30 anos”.

Convicto de que “a educação deve ser adaptada à realidade territorial de cada comunidade”, Joaquim Couto defendeu que deve haver, sobretudo, “uma educação de qualidade diferenciada”. “Temos apostado em iniciativas como a robótica e quando há casos em que os alunos que têm resultados menos satisfatórios a disciplinas como o português e a matemática são os que têm melhor aptidão para a robótica, acho que estamos no bom caminho e devemos continuar a apostar em ofertas formativas de futuro”, concluiu.

A iniciativa decorreu na Fábrica de Santo Thyrso e teve como principal objetivo ajudar os alunos que se encontram, essencialmente, entre o 9º e o 12º anos a tomar decisões mais conscientes em relação ao futuro profissional.